Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção para deixar sua casa mais segura antes de viajar no Carnaval

14 de fevereiro de 2023 - 15:55 # # # #

Ascom CBMCE - Texto

Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção para deixar sua casa mais segura antes de viajar

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresenta dicas de prevenção, para deixar sua casa mais segura, antes de viajar para os festejos de Carnaval deste ano. Em primeiro lugar, recomenda que os cidadãos sejam minuciosos e fechem o registro da água, do quadro de energia e do gás de cozinha antes de sair de casa para viajar.

Os militares sugerem que, no cronograma de viagem, seja feito o check-list de prevenção para o lar. Nesse sentido, antes de sair para viajar, é recomendado:

Água

A chave do registro da água deve ser fechada. A água fica preservada.

Gás

Antes de bater a porta, fechar a chave do botijão de gás de cozinha e/ou registro da central de gás para evitar vazamentos. Como também, caso sua casa possua aquecedor de água a gás, também desligar o registro.

Luz

Computadores, televisores e os demais aparelhos eletrônicos devem ser desconectados. Ou seja, desligar, inclusive, o stand by,  aquela luz vermelha que há em aparelhos, como rádios, TVs, DVDs e modem da internet. Além disso, a chave geral de luz também deve ser desligada, caso não deixe nada na geladeira. Assim, além de reduzir o consumo de energia, extingue o risco de um possível curto-circuito ou que algum equipamento sofra alguma sobrecarga.

Além destes cuidados, as velas e assemelhados também devem ser apagados antes de sair de casa.

Por fim, lembre-se que a prevenção é sempre a melhor maneira de proteger seu patrimônio contra incêndios. Seguindo medidas simples, você pode aumentar significativamente a segurança em sua casa e reduzir o risco de incêndios.