Uece oferta cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio de sete escolas estaduais

14 de fevereiro de 2023 - 12:06 # # # #

Ascom Uece - Texto

Em iniciativa pioneira no estado, Uece atua no Ensino Médio Integrado na perspectiva do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos

Estudantes de sete escolas públicas de sete municípios do do Ceará poderão concluir o Ensino Médio com uma formação técnica ofertada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Qualifica Mais – Itinerário da Formação Técnica e Profissional (IFTP). Ao se matricularem no Ensino Médio, os estudantes poderão escolher para uma formação paralela os itinerários ofertados pela Universidade, que incluem os cursos de Técnico em Guia de Turismo (800 horas-aula), Técnico em Agroecologia (1.200 horas-aula), Técnico em Agropecuária (1.200 horas-aula), Técnico em Administração (800 horas-aula).

As escolas contempladas estão localizadas nos municípios de Aquiraz, Canindé, Juazeiro do Norte, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Quixeré (veja a lista de unidades escolares ao fim do texto).

O Qualifica Mais IFTP pela Funece é uma oferta-piloto realizada a partir de uma proposta pioneira no Estado do Ceará. Pela primeira vez, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) atua no Ensino Médio Integrado na perspectiva do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos. A execução do Qualifica Mais IFTP será realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

Podem se inscrever nos cursos técnicos em Administração e em Guia de Turismo os estudantes da 2ª série do Ensino Médio das escolas contempladas que optem pelo IFTP. Já os cursos técnicos em Agroecologia e em Agropecuária podem ser escolhidos por estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

Algumas turmas iniciarão as atividades já em março de 2023, enquanto outras terão início em agosto deste ano. O Programa será concluído até dezembro de 2025.

“A Uece possui longa tradição na oferta de cursos de qualidade para os jovens cearenses, possibilitando que eles cresçam, tenham uma profissão e transformem a realidade na qual vivem. Com o Qualifica Mais IFTP, daremos continuidade a esse trabalho de formação profissional da população que mais necessita, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o reitor da Uece e coordenador-geral do Qualifica Mais IFTP, professor Hildebrando Soares.

Confira a relação dos cursos e das escolas