Adagri realiza inquéritos soroepidemiológicos em granjas para prevenir Influenza Aviária e Doença de Newcastle

15 de fevereiro de 2023 - 15:07 # # # #

Ascom Adagri - Texto e foto

Cerca de 85 granjas industriais instaladas no Ceará já receberam a visita dos auditores-fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) para realização de inquéritos soroepidemiológicos. A vista faz parte do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Nesta primeira etapa foram selecionadas granjas avícolas dentro da categoria estabelecida (corte ou postura), na qual as propriedades obrigatoriamente devem ser de avicultura industrial e alojar mais de 1.000 aves.

“Ao todo, a Adagri visitará 95 empresas instaladas em todo o estado. Cerca de 90% desse trabalho já foi concluído. Na próxima fase realizaremos os inquéritos soroepidemiológicos em granjas de subsistência”, destaca o gerente de Epidemiologia e Informação Sanitária da Adagri, David Caldas. “A não detecção das doenças-alvo, por esse esforço de vigilância ativa, confere segurança à certificação da sua ausência na avicultura industrial”, completa.

A execução do Plano foi motivada pela confirmação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em países da América do Sul. Entre os meses de outubro e novembro de 2022 foram detectados casos da doença na Colômbia, Peru, Chile, Venezuela e Equador. “Dessa forma, o Serviço Veterinário Oficial (SVO) vem reforçando as medidas de prevenção e de preparação para resposta a eventuais ocorrências”, conclui o gerente de Gestão de Risco do Meio Agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira.

O coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adagri, Hamilton Anselmo, ressalta: “É fundamental a implementação de medidas de biossegurança nas granjas para evitar a ocorrência de doenças. Contamos com o apoio habitual do setor avícola cearense para execução dos trabalhos de campo”.