Biblioteca da Aesp estimula a leitura através da doação de livros

15 de fevereiro de 2023 - 14:56 # # # #

Ascom Aesp - Texto

O Dia Internacional da Doação de Livros, que foi comemorado nesse dia 14 de fevereiro, conhecido também como International Book Giving Day, nasceu no Reino Unido, em 2012, com o intuito de ampliar o acesso aos livros e estimular o hábito da leitura, além de promover a sustentabilidade. E a biblioteca da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) é uma grande incentivadora e adepta da prática de doação.

Com um acervo com mais de 8.500 exemplares, entre livros, folhetos, monografias, teses, vídeos e arquivos digitais, a biblioteca da Aesp possui obras dos mais diversos gêneros, com títulos que tratam desde Segurança Pública, Ciências Policiais e Jurídicas até Literatura, e para que este acervo esteja sempre em atualização e cada vez mais qualificado, a Academia tanto recebe doações como também doa as obras mais antigas para dar espaço às mais novas.

Para o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, iniciativas que incentivam a leitura e a busca do conhecimento são essenciais para a qualificação das pessoas e contam com o apoio do órgão. “A leitura é um hábito que proporciona lazer, gera conhecimento e esta é uma data importante para estimular as pessoas a lerem mais. Todas as ações que ampliem o aprendizado, o bem-estar e os conhecimentos dos nossos colaboradores e alunos sempre serão bem-vindas pela nossa gestão”, avaliou De Paula.

Doações

Segundo a bibliotecária da Aesp, inspetora Karitucia de Lima Araújo, parte do acervo da Academia se deu por doações. “Recebemos duas grandes doações, que foram de pessoas físicas. Na verdade, foram as famílias deles que nos doaram, uma do delegado Rodrigues Júnior, que faleceu em 2019, e aí a esposa dele doou todo o acervo que ele tinha. Um acervo enorme de quase 2 mil exemplares… E depois a gente recebeu, também da família do general Torres de Melo (general Francisco Batista Torres de Melo, presidente do Lar Torres de Melo, falecido em 2019), cerca de 2.200 exemplares”, pontuou a policial civil.

Ela explica que todos os livros doados passam por um rigoroso processo de análise, onde são avaliados a adequação do tema ao público-alvo da Aesp, atualização, estado de conservação, dentre outros requisitos. “A gente faz essa seleção do acervo e fica com boa parte desse material doado. Os livros que não ficam na biblioteca da Aesp são direcionando para o Projeto Livros Livres, e aqueles que por uma situação que um livro que está bastante desatualizado, como por exemplo, livros de Direito, que passam por muitas atualizações e às vezes não é mais aplicável ou que estão muito danificados, desgastados, a gente direciona para a reciclagem, para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Raio de Sol, que é uma das entidades habilitadas pela Secretaria do Meio Ambiente para realizar a Coleta Seletiva Solidária”, explicou a bibliotecária.

Uma via de mão dupla

E como a filosofia da solidariedade e doação é uma via de mão dupla, a biblioteca da Aesp também doa livros, sempre que possível. Em 2021, a Academia Estadual de Segurança Pública doou mais de 260 livros para a Campanha “LER”, promovida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) com o intuito de proporcionar à comunidade do bairro Granja Lisboa a formação da biblioteca comunitária e Projeto Geladeiras Literárias. Os exemplares doados pela Aesp incluíram gêneros e temáticas diversas, contemplando desde obras de literatura infantil e juvenil a livros sobre direitos humanos, informática e empreendedorismo.

Livros Livres

Desde 2017, a Aesp também participa do projeto “Livros Livres”, iniciativa em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que visa incentivar o gosto pela leitura, por meio do compartilhamento de livros, sem que haja a necessidade de realizar um cadastro formal de empréstimos, com datas de devolução ou multas, e que ainda oferece um espaço de leitura, cultura e lazer para os servidores, alunos e usuários da Academia. Os livros são disponibilizados na estante expositora no espaço reservado ao projeto e não há necessidade de agendamento prévio para retirada dos livros livres.

Apaixonada pelos livros e pela leitura, Karitucia Araújo parabeniza os doadores de livros e incentiva a doação. “Eu acho que a palavra chave é dar acessibilidade, possibilitar que as pessoas tenham acesso à informação. A gente sabe que o livro ainda é caro, muita gente gostaria de ter acesso a um livro e não tem como comprar. Então, através dessas doações que vemos bibliotecas públicas crescendo, bibliotecas comunitárias sendo formadas. É muito importante a figura do doador, esse ato de doação de livros!”, destacou a bibliotecária.

Saiba mais

A biblioteca da Aesp funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem quiser doar livros ou conhecer a biblioteca da Aesp pode entrar em contato pelo WhatsApp (85) 3452-8548 ou e-mail: biblioteca@aesp.ce.gov.br.