Futura secretária da Igualdade Racial do Ceará palestra sobre políticas de superação do racismo na Aesp

15 de fevereiro de 2023 - 16:31 # # # #

Ascom Aesp - Texto

Dando continuidade às ações de qualificação e reconhecimento profissional promovidas pela nova gestão, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou, na tarde dessa terça-feira (14), a palestra “Desafios para a política de superação do racismo”, que foi ministrada pela secretária da igualdade racial do Ceará, professora doutora Zelma Madeira.

A palestrante ministrou para os colaboradores da Aesp e falou sobre como o racismo está imposto no nosso cotidiano de uma forma estrutural e de como pode ser combatido em diversas esferas da sociedade, principalmente no âmbito institucional.

“A questão racial no Brasil é muito desprezada. Ela não tem sido trabalhada à altura da necessidade de uma sociedade que passou quase quatrocentos anos de escravidão. Então, a escravidão se recria, não é algo só do passado. Então, nós precisamos que esse assunto seja debatido com a seriedade que ele exige nas instituições e a instituição da segurança pública é muito importante pra que a gente perceba que o combate ao racismo, a luta antirracista não é só dos movimentos sociais, não é só do movimento negro, não é só do movimento indígena, mas é de toda a sociedade. E as instituições têm um papel fundamental”, declarou a secretária Zelma.

O diretor-executivo de ensino da Aesp, tenente-coronel Ricardo Catanho, destacou a importância de debater esse tema em uma casa de ensino de segurança pública. “A Aesp dentro da sua responsabilidade traz aqui, nessa casa de saber, esse conhecimento valorizando o seu público interno. Espero que a gente tenha outra oportunidade futura para que esses conhecimentos sejam compartilhados com os nossos alunos, dentro dos cursos de formação, visto que esse público estará nas ruas, esse público estará exercendo, efetivando a segurança pública junto ao cidadão que é o receptor maior dos nossos trabalhos enquanto agentes de segurança pública”, declarou Catanho.

Para o diretor-geral da Aesp, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, esse é um assunto que deve ser amplamente debatido com todos que fazem parte da Aesp. “A palestra da professora Zelma foi extremamente importante para que todos os colaboradores da Aesp percebam que o racismo está escondido nas pequenas coisas, nas brincadeiras que não devem ser replicadas, nos comportamentos estruturais que devem ser repreendidos, e dessa forma, sermos parte da luta antirracista e também nos proporcionou a oportunidade de refletirmos o nosso papel enquanto instituição de ensino e de políticas inclusivas”, disse o diretor.

Sobre a palestrante

Zelma Madeira é graduada em Serviço Social, com mestrado e doutorado em Sociologia. É professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece); coordenadora do Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família (Nuafro/Uece); líder do Grupo de Pesquisa Relações Etnico-raciais: cultura e sociedade, da Uece. Tem experiência na área de Sociologia, Serviço Social, atuando principalmente nos temas – família, gênero, relações étnico-raciais, políticas sociais, gestão de políticas públicas, política de igualdade racial, política de assistência social, cultura e religião de matriz africana.

Também atuou como assessora especial de acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará e coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Zelma Madeira foi, ainda, vencedora do Prêmio Innovare 2020, na categoria Justiça e Cidadania, por ser uma das criadoras do projeto “Campanha Ceará Sem Racismo – Respeite minha história, respeite minha diversidade”.