Inscrições para o Sisu começam nesta quinta-feira (16) e seguem até dia 24

15 de fevereiro de 2023 - 11:46 # # # # #

Ascom Seduc - Texto

Atenção, estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mecanismo que gerencia as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, têm início nesta quinta-feira (16) e seguem até o próximo dia 24.

É necessário cadastrar-se no sistema para ter direito a concorrer a uma oportunidade de entrar na universidade no curso desejado. Cerca de 100 mil alunos da rede pública estadual cearense fizeram o Enem em 2022.

A inscrição no Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet. O acesso à plataforma é realizado com as informações de login e senha. No momento em que o candidato entra, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas no Enem.

Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para fazer a inscrição no Sisu

No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas. É possível alterar a preferência durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

O Sisu promove a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação. É necessário ter tirado nota na prova de redação maior do que zero.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.

Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Cotas

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição.

De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato.

Redação nota 1.000

A estudante Letícia Marques de Abreu, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, obteve a nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

Letícia, que sempre foi aluna da escola pública, diz ter estudado de maneira focada para o Enem desde o 9º ano do Ensino Fundamental, e já na 1ª série do Ensino Médio prestou o Exame pela primeira vez, tendo obtido a nota 900 em redação naquela ocasião.

*Com informações do MEC