Detran-CE realiza operação especial, com apoio da PRE, durante o Carnaval 2023

16 de fevereiro de 2023 - 16:37 # # # # #

Irailton Menezes - Ascom Detran-CE - Texto
Natinho Rodrigues - Foto

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realiza, a partir desta sexta-feira (17), a Operação Carnaval, que se estende até a próxima terça-feira (21). Durante o período, as fiscalizações serão intensificadas e contarão com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE) em vários pontos do estado.

Ao todo, serão realizadas 206 operações, que serão distribuídas em pontos de saídas de Fortaleza e outras cidades, além de praias do litoral leste e oeste do Ceará. O efetivo contará com 285 agentes de trânsito e transporte, além de 70 viaturas, 15 reboques e 60 etilômetros (aparelho utilizado na Lei Seca e que determina a concentração de bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa).

As fiscalizações terão, ainda, atenção especial para a faixa de areia (litorânea), onde, geralmente, há maior concentração de pessoas no período carnavalesco, assim como a circulação de veículos nas CEs, para coibir qualquer tipo de prática indevida no trânsito, que coloque em risco a vida de pedestres e condutores.

Ações educativas

O Detran-CE intensificará, ainda, as ações educativas em vários pontos estratégicos da Capital e do Interior, entre os dias 17 e 22 de fevereiro. Cidades como Guaramiranga, Aracati, Beberibe e Paracuru, entre outras, que costumam receber um grande número de visitantes nesta época do ano, também serão contempladas com as ações.

Os trabalhos têm o objetivo de conscientizar condutores, principalmente, a não dirigir sob efeito de álcool e serão realizados pelas equipes das três escolas de educação para o trânsito, com apoio de agentes de trânsito e transporte do órgão estadual de trânsito.