Hemoce recebe voluntários no Renascer, em Fortaleza e no Interior

16 de fevereiro de 2023 - 11:37 # # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto
Roberto Melo e Divulgação Hemoce - Foto

Parceria do equipamento estadual com a Comunidade Católica Shalom já soma 20 anos

Os participantes do Renascer, em Fortaleza, terão a oportunidade de fazer o cadastro para doação de medula óssea. O evento será realizado de 19 a 21 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate. No local, uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), receberá os voluntários e promoverá ações de conscientização sobre o gesto solidário. No retiro de Carnaval, a estrutura do hemocentro funcionará das 9h às 16h, em frente ao portão C, com acesso pela Rua Jaguaretama.

Além da Capital, haverá cadastro de medula óssea no Renascer de Quixadá e de Juazeiro do Norte. No Cariri, os interessados poderão, ainda, doar sangue.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é preciso ter de 18 a 35 anos, estar saudável, não ter sido diagnosticado com câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto.

O doador preencherá uma ficha com dados pessoais e terá coletada uma amostra de 5 ml de sangue. Pessoas já cadastradas devem ficar atentas para o caso de serem convocadas. Se houver mudança de endereço e/ou de contato, é importante atualizar os dados.

Parceria

Desde 2003, o Hemoce participa do evento promovido pela Comunidade Católica Shalom. Em duas décadas, o equipamento já coletou mais de 4.500 bolsas de sangue e registrou cerca de 600 cadastros de medula óssea na capital cearense. “A gente só tem a agradecer a Comunidade Católica por mais uma vez dar ao Hemoce a oportunidade de estar presente no evento e manter essa parceria que nos ajuda a salvar vidas”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

Fevereiro Laranja

O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o combate à leucemia – um tipo de câncer do sangue. O movimento também reforça a importância da doação de medula óssea. Para quem é diagnosticado com a doença, o transplante pode ser a única opção de cura.

Quando o paciente não encontra na família alguém compatível, é necessário iniciar a busca no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Durante todo este mês, o Hemoce incentivará o cadastro de medula óssea por meio das redes sociais e de ações nas unidades do hemocentro.