Carnaval 2023: economizar água para não entrar na #zonadeperigo

17 de fevereiro de 2023 - 14:38 # # # # #

Ascom SRH - Texto

O feriadão de Carnaval começa nesta sexta-feira (17) e embora muita gente só consiga pensar em aproveitar da melhor forma possível a temporada de folia, vale adotar algumas práticas para curtir a festa, com respeito ao meio ambiente e ao desperdício de água. Embora neste ano a situação dos reservatórios esteja mais confortável que em anos anteriores, nunca é demais lembrar que é preciso economizar água. A água potável é um recurso escasso em todo o planeta e absolutamente indispensável para a vida humana. Portanto, evite o desperdício e brincadeiras com água

Dicas

Para que todos economizem, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) listou algumas dicas para os foliões praticarem o consumo racional da água:

Maquiagem e glitter

O glitter e a purpurina são a cara do Carnaval e na maioria das vezes são de difícil remoção. Se você não abre mão de sair brilhando na avenida, opte por glitter biodegradável e na hora da retirada utilize o auxílio de uma algodão molhado com água ou demaquilante. Nada de água corrente. O glitter não vai sair e você vai gastar muita água.

No Banho, fechar a torneira enquanto ensaboa

Espuminha, maisena e farinha. O famoso mela-mela vai te sujar, mas cuidado na hora do banho. Enquanto ensaboa, feche a torneira. A água ligada em desperdício não vai te ajudar na remoção dos resíduos.

Lavar o carro sem mangueira

O carro sujou? Não utilizar a mangueira na lavagem. A substituição por baldes pode gerar uma economia de até 520 litros.

Lavar a louça, fechando a torneira na hora do detergente

As casas de carnaval estão lotadas? Que maravilha! Mas na hora da louça suja, que vai aumentar, cuidado. A água é só depois do sabão, no enxague, isso vai gerar uma economia de até 97 litros.

Limpeza dos açudes e reservatórios

Se o seu carnaval vai ser tomando aquele banho de açude, cuidado com a limpeza. Nada de plásticos, comida na água e qualquer outro resíduo que polua os nossos reservatórios. Lembre-se, a água não vem da torneira.

E se chover? O banho de chuva está liberado.