Comitiva da Aesp visita Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC

17 de fevereiro de 2023 - 17:05 # # #

Ascom Aesp - Texto

Uma comitiva da Academia Estadual de Segurança do Ceará (Aesp) realizou, nessa quinta-feira (16), uma visita técnica no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará.

Sob a liderança do diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Vieira de Paula; da diretora de planejamento e gestão interna, delegada Kamilly Campos; e do diretor-executivo de ensino, tenente-coronel BM Ricardo Catanho; os coordenadores, orientadores e supervisores da academia conheceram o equipamento, inaugurado em 2020, para ser referência na articulação entre a UFC e o setor produtivo em prol do desenvolvimento do estado do Ceará.

Também estiveram presentes no encontro, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, professor Augusto Albuquerque; o coordenador de Inovação Institucional, Bruno Matos; o coordenador de empreendedorismo, Abraão Saraiva; o coordenador do escritório de projetos da UFC, Ciro Teixeira; professor José Raimundo Carvalho, do Colégio de Estudos Avançados; e Tatieures Gomes, do Centro de Referência em Inteligência Artificial.

O encontro é fruto da visita realizada pela direção da Aesp à reitoria da Universidade, no último dia 9, e sinalizou futuras parcerias nos seguintes eixos: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Programas de Estágio, Pós-graduação e Capacitações temáticas.

O coordenador de inovação institucional da UFC, explica que a criação do condomínio foi para fortalecer a interação entre a universidade e as instituições públicas e privadas. “O condomínio de empreendedorismo e inovação, a gente criou justamente para fortalecer essa interação entre a universidade e as instituições públicas e privadas. A gente tem fortalecido o ecossistema, o empreendedorismo e a inovação cearense de uma forma geral. E uma dessas formas é através de parcerias. A gente tem recebido muitas organizações visto como a gente pode desenvolver planos de trabalho conjunto, para trazermos os problemas, os desafios da sociedade, para que sejam solucionados pela Universidade”, destacou o Bruno Matos.

O diretor-geral da Aesp, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, destacou a importância dessa parceria. “Nós já sabíamos a potência que é a nossa UFC, mas ficamos muito impactados com o mundo de possibilidade que nos foi aberto nessa tarde. Sem dúvidas essa é uma parceria importante não apenas para a Aesp, mas para o estado do Ceará. Daqui podem sair projetos que vão mudar a forma de se fazer segurança pública e a Aesp é a porta de entrada para essa mudança”, declarou o diretor.

Em seguida, a comitiva realizou uma visita técnica ao Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) da UFC para conhecer uma proposta de simulador de tiro virtual apresentada pelo professor doutor Nicolas de Araújo Moreira.