HRSC forma primeira turma de residentes médicos

17 de fevereiro de 2023 - 14:48 # # # # #

José Avelino Neto - Ascom HRSC - Texto e foto

Parceria com ESP/CE, formação dura dois anos

“Onde quer que a arte da Medicina seja amada, haverá também amor pela humanidade”. A famosa frase de Hipócrates, considerado o pai da Medicina, foi reproduzida pelos profissionais Rebeca Canuto e Gabriel Pinheiro durante a conclusão da Residência em Clínica Médica do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A formação dura dois anos e é uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Um momento solene foi preparado na unidade e reuniu diretores do HRSC, médicos da equipe preceptora e familiares dos dois novos especialistas. Esta é a primeira turma de Residência Médica do hospital situado em Quixeramobim. A cerimônia homenageou, ainda, o médico Matheus Arrais Morais. No fim de janeiro, o equipamento formou a primeira turma de residentes multiprofissionais, com enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista.

Experiência transformadora

Natural de Limoeiro do Norte, Rebeca Canuto define a imersão no hospital terciário como “uma experiência única e transformadora”. “Tive a oportunidade de aprender com grandes profissionais, exemplos de humildade e de grande conhecimento. Foi engrandecedor!”, afirmou a médica.

“Foi um período que me proporcionou ensinamentos múltiplos, aprimoramento técnico-científico e grande crescimento pessoal e profissional. Fico extremamente honrado”, complementou Gabriel Pinheiro.

A dupla homenageou os colaboradores do equipamento: produziram uma placa, afixada no corredor administrativo, para simbolizar o início do projeto de formação de residentes em Clínica Médica na estrutura.

Medicina: empatia e solidariedade

Na solenidade, o médico e diretor de Gestão e Cuidado, Leonardo Pinheiro, pontuou que o exercício da Medicina é, antes de tudo, um gesto de amor. “Nós somos profissionais que devemos carregar a bondade no coração. Devemos ser gabaritados, preparados, mas também, ter amor pelo próximo. Eu desejo que toda a experiência aqui tenha permitido o crescimento de vocês”, disse.

O diretor-geral Cristiano Rabelo expressou sua satisfação com os residentes por carregarem o DNA do HRSC. “A residência transforma a dinâmica do hospital, e nós ajudamos a agregar conhecimento e preparo a vocês. Tenho certeza de que vocês saem daqui levando o que de melhor temos feito. Os dois serão profissionais muito melhores na carreira que desejam seguir”.