Reinaugurado há um ano, Bondinho de Ubajara atrai para o Ceará visitantes de vários estados do Brasil e do mundo

22 de fevereiro de 2023 - 14:58 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos Yuri Leonardo - Infográfico

De fevereiro de 2022 até o momento, mais de 74 mil pessoas já visitaram o equipamento que foi transformado em um moderno e seguro teleférico

O aniversário da estudante gaúcha Ariely Oliveira, que completou 11 anos no dia 15 de fevereiro, foi um passeio no novo Bondinho do Parque Nacional de Ubajara (Parna Ubajara), na Serra da Ibiapaba. Mais que um presente, o passeio, cujo trajeto dura um pouco mais de três minutos, também foi um momento emocionante para os pais, Mauro Schmidt e Luiza Helena Oliveira, que moram em Santa Rita, no Rio Grande do Sul, mas sempre visitam o Ceará.

“É uma satisfação muito grande poder estar em Ubajara, nesse Ceará lindo, nesse encanto da natureza, que é essa Serra abençoada. Hoje podemos voltar ao Bondinho e sentir essa emoção com a natureza e nossa família”, diz Mauro Schmidt, alegre por também apresentar o Parque a Tenório, de onze meses.

O teleférico é uma atração para toda a família

Reinaugurado em 22 fevereiro de 2022, pelo Governo do Ceará, o histórico Bondinho agora integra uma estrutura moderna de teleférico formada por duas cabines, cada uma com capacidade para transportar até sete visitantes e um cabineiro. O percurso de ida e volta é de 550 metros no equipamento suspenso pelos cabos de aço que ligam a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara. O investimento na modernização foi de R$ 12,68 milhões.

Desde então, o teleférico está em operação assistida, funcionando gratuitamente, de quarta a domingo, das 9 às 16 horas, por ordem de chegada – das 15h às 16h é somente para subir quem desceu até às 15. A capacidade diária é de até 350 pessoas. De 2022 até o momento, o Bondinho recebeu mais de 74 mil visitantes, com dois mil apenas nos últimos quatro dias do Carnaval 2023.

Além disso, o equipamento também serve como meio de transporte para os moradores da comunidade Araticum. A administração do teleférico é feita pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur).

“Com uma boa infraestrutura, que não deixa a desejar a nenhum outro bondinho do mundo, ele faz parte da estratégia de interiorização do turismo cearense e tem se destacado pelo seu enorme potencial, atraindo uma média de 6 mil visitantes por mês que desejam ter uma experiência com as belezas naturais do estado e o clima serrano da região. Após 107 anos de existência, Ubajara comemora o primeiro ano do bondinho modernizado. Isso mostra que temos buscado fomentar o turismo em todo o estado, interligando destinos e gerando emprego e renda para os cearenses”, afirma a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Patrimônio entre a Serra e o Sertão

Visitantes desfrutam das riquezas naturais no clima da Serra

Cearenses e turistas têm, portanto, um passeio seguro que está inserido no circuito de ecoturismo com trilhas de estilos diferenciados (Samambaia, Circuito Gavião e Trilha Ubajara/Araticum), onze cavernas, mirantes, cachoeiras (do Cafundó e do Gavião), piscinas naturais e outros atrativos do Parque, que também registrou, em 2022, a marca histórica de mais de 185 mil visitantes.

Criado em 30 de abril de 1959, o Parque Nacional de Ubajara tem uma área de 6.288 hectares, sendo classificado como Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O complexo é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O percurso na trilha da Samambaia é feito em meio à floresta úmida e dá acesso ao Mirante da Gameleira

Sotaques e idiomas que saltam dos lábios entre sorrisos e perguntas e se conectam aos sons dos pássaros, das matas, das águas e dos ventos. Uma coexistência com os ecossistemas que compõem a paisagem inserida entre a serra e o sertão. É o que observa o analista ambiental e chefe do Parque, Gilson Mota.

“A Serra da Ibiapaba tem uma vocação muito grande para o ecoturismo, contando com o Parque Nacional, as Apas [Áreas de Proteção Ambiental] da Serra da Ibiapaba e da Bica do Ipu. Isso é importantíssimo porque atrai pessoas que aprendem a valorizar a convivência com a natureza. Para isso, trabalhamos para desenvolver o turismo sustentável e a educação ambiental”, defende Gilson.

O costa-riquenho Octavio Garcia descreve a visita como uma experiência inesquecível. “Fortaleza e Ceará são conhecidos pelas praias. Eu tive essa surpresa com a Serra [da Ibiapaba], que tem uma infraestrutura muito boa. O passeio do Bondinho e a visita à gruta [de Ubajara] são muito bons. A paisagem é muito especial. Eu nunca vi paisagem assim na minha vida”, destaca Octavio.

Do Mirante da Gameleira é possível contemplar a extensão do Parque e as comunidades vizinhas

A riqueza espeleológica, paleontológica, arqueológica e cultural são apresentadas aos visitantes pelos 23 condutores. Profissionais como Josenberg Lima, que se orgulha de explicar ao mundo o patrimônio em território cearense.

“Um dos principais motivos da criação do Parque foi preservar o maior patrimônio espeleológico do Ceará, que são as onze cavernas mapeadas aqui, com potencial para 15. Ao longo do tempo, o Parque agregou informação e cultural nesse circuito de ecoturismo. É muito gratificante ver essa evolução no fluxo. O Parque cada vez mais é reconhecido, além do Bondinho, pelos seus atrativos naturais”, avalia Josenberg, explicando que os visitantes devem ser acompanhados pelos condutores credenciados e respeitar as orientações.

Josenberg aponta registros humanos de quando a área ainda não era Unidade de Conservação 

Sobre patrimônio espeleológico, a gruta de Ubajara é uma das cavernas turísticas mais visitadas do Brasil, tendo sido eleita como a mais bonita em 1997. Ao fazer o percurso de aproximadamente três quilômetros dentro da gruta, que dura cerca de 40 minutos, o visitante conhece mais sobre a formação do local e a história e lendas dos povos que habitaram a região, como os Tabajaras.

Outras cavernas muito frequentadas são: do Urso Fóssil, denominada assim devido à descoberta de um crânio fossilizado de um urso Arctotherium brasiliense, dos Mocós e do Macaco Fóssil.

Além das grutas, o Parque abriga populações de espécies atlânticas – sendo bastante procurado por pesquisadores botânicos – e animais adaptados à mata-úmida (fauna ombrófila), vegetação de transição e Caatinga (fauna xerófila).

Desenvolvimento sustentável

O local também reúne o artesanato e outros produtos da Serra da Ibiapaba. O Centro do Visitante, por exemplo, expõe verdadeiras obras de artes como as peças produzidas pelo escultor Eliezio Fernandes. “Quem quiser visitar o Parque, será um prazer atendê-los”, convida.

A piauiense Edna Tenório e o marido, o francês Jean Michel Boucot, planejaram uma viagem em família para conhecer o Ceará e escolheram o Parque Nacional de Ubajara como um dos destinos. “É a primeira vez que minha enteada e meus netos franceses vêm ao Brasil. Eles, que já foram a Jericoacoara, estão encantados com tanta beleza e com o clima de Ubajara”, ressalta Edna.

Edna e a família destacam Ubajara como uma bonita surpresa cearense

Ubajara, de acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Esporte, Glauber Augusto, é uma das cidades cearenses que têm se destacado pela atração de turistas que buscam atrativos relacionados à natureza e à cultura. “Com a reinauguração do teleférico do Parque, o turismo na região foi alavancado no pós-pandemia. É um ícone do turismo, não só da Ibiapaba, mas de todo o Ceará”, afirma.

Nos últimos anos, durante o crescimento do fluxo de turistas, o diálogo com empreendedores, cooperativas e trabalhadores tem sido intensificado para atender a demanda e, assim, beneficiar toda a região. “Resultado de um trabalho iniciado em 2017, conseguimos incluir os nove municípios da região e Granja [Litoral Norte] no Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal. Isso foi graças ao trabalho que é feito, incluindo o cadastramento de restaurantes e pousadas”, pontua Glauber, que também representa a Ibiapaba junto ao Ministério do Turismo.

A rede hoteleira de Ubajara atualmente dispõe de 36 hotéis e pousadas, além de outras unidades aptas para receber os visitantes.

Teleférico do Parque Nacional de Ubajara

Endereço: Av. Teleférico, Ubajara, Ceará
Acesse aqui o instagram do Parna Ubajara
Clique aqui para mais informações sobre acesso e atrações