Governo do Ceará inaugura unidade do CPRaio e videomonitoramento em Nova Russas

23 de fevereiro de 2023 - 14:51 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos
Yuri Leonardo - Infográfico

Pensando na segurança do povo cearense, o governador Elmano de Freitas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Nova Russas. Com a inauguração da unidade, o Governo do Ceará chega a 70 bases espalhadas pelo estado.

O chefe do Executivo foi acompanhado pela prefeita de Nova Russas, Giordana Mano; pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; pela senadora Augusta Brito; e demais autoridades da área da segurança.

“Essa equipe fará um trabalho muito importante, vão dar mais paz e tranquilidade aos cidadãos da cidade de Nova Russas. Aqui é mais uma etapa da ampliação do CPRaio no interior, e como já falamos, queremos que o CPRaio cubra 100% do território cearense e chegaremos lá”, pontuou o governador Elmano de Freitas.

A expansão do CPRaio pelo Interior cearense, que hoje já conta com 54 bases, teve início em 2015. Para além das bases interioranas, existem duas na Capital e 14 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A nova base do Raio em Nova Russas faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, ficarão instalados 23 PMs. Eles terão dez motocicletas e uma viatura.

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Samuel Elânio, destacou a importância da expansão, mas sobretudo, o trabalho de integração realizado pelas polícias militar e civil no Ceará. “Essa nova base vai ser um grande aporte para a segurança de Nova Russas. E a cada ação de investimento na segurança, a SSPDS, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil vão continuar trabalhando de forma integrada para garantir a segurança pública da região”, ressaltou o secretário.

Proximidade da comunidade

Sendo a última cidade a receber a base da 3ª fase de expansão, a prefeita Giordana Mano, ressaltou a gratidão pelo momento. “Um equipamento como o CPRaio vem acompanhar um crescimento que passamos hoje, como nossa expansão na área da educação e na área do esporte. A Secretária Municipal de Segurança vai estar aqui do lado, para criarmos um complexo de segurança para que possamos está atendendo com mais rapidez a nossa população”, explicou a prefeita.

A terceira fase de expansão do CPRaio contemplou todas as cidade com mais de 30 mil habitantes.

O comandante do novo Raio de Nova Russas, o 1º Tenente Célio Júnior Gomes Lourenço, também fez questão de destacar o trabalho do comando junto à comunidade, que reivindicou o serviço. “Nós temos a função de ser o policiamento treinado, preparado e especializado, para trazer aquela sensação de segurança para todo o município e apoiar a população nas atividades, tanto na cidade quanto na zona rural”, explicou o comandante.

Videomonitoramento

Outra estratégia de segurança do Governo do Ceará é a expansão das centrais de videomonitoramento. Atualmente, são 68 em todo o Estado, com 4.001 câmeras no total. Em Nova Russas, a central de videomonitoramento possui 15 câmeras espalhadas por todo o município de Nova Russas.

Quarta etapa de expansão

Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Desta vez, são contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes: Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz. Tamboril e Jardim são os municípios que tiveram bases inauguradas.

 

Ouça

O governador Elmano de Freitas destacou a importância do CPRaio e do Novo Sistema de Videomonitoramento para combater a violência na cidade e para garantir aos moradores a sensação de segurança.

Sendo a última cidade a receber a base da 3ª fase de expansão, a prefeita de Nova Russas, Giordana Mano, ressaltou a gratidão pelo momento.

O governador Elmano de Freitas destacou o compromisso de reforçar o combate à violência contra a mulher e que o CPRaio é um importante instrumento para isso. Ele destacou ainda o projeto em ampliar as Casas da Mulher Cearense nos municípios e de lançar ações efetivas para o combate à violência contra a mulher.