Laboratório de Cinema da Porto Iracema realiza 10ª edição do Pitching

23 de fevereiro de 2023 - 12:49 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A apresentação pública dos roteiros contará com a presença dos tutores do Laboratório, além de um júri integrado por grandes profissionais do Cinema brasileiro

Uma das principais referências de formação audiovisual do Brasil, o Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes conclui a décima edição com números totais invejáveis. Foram 110 roteiristas participantes, engajados nos processos de desenvolvimento de 58 roteiros. Das nove edições concluídas, 35% dos projetos foram realizados ou encontram-se em processo de finalização, produção e complementação de recursos. No próximo dia 4 de março, sete novos projetos serão apresentados em sessão pública de pitching, a partir das 9h, no Cinema do Dragão, com a presença da Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Oliveira Gonzaga. O evento integra a programação da 10ª Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), escola de artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Este é o primeiro pitching feito de forma presencial após o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Em 10 edições, de 2013 a 2022-23, o CENA 15 deu suporte formativo para que 110 roteiristas escrevessem seus primeiros longas-metragens de ficção, documentários ou híbridos, e até mesmo séries de TV. A exemplo dos demais laboratórios da Porto Iracema das Artes, o Laboratório de Cinema funciona como espaço de desenvolvimento de projetos, com tutorias mensais, assessorias semanais, oficinas e aulas abertas com profissionais de referência no campo audiovisual. Além de promover processos de formação inovadores, o CENA 15 também contribui para a inserção profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional. Muito do sucesso desse projeto deve-se aos cineastas Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, os primeiros tutores, que conceberam os processos formativos inaugurais da experiência.

Neste ano, o júri do pitching terá dois convidados especiais, ex-integrantes do Laboratório de Criação que construíram suas jovens trajetórias produzindo filmes desenvolvidos no próprio CENA 15: o produtor Maurício Macêdo e a produtora Ticiana Augusto Lima. Juntam-se aos dois a curadora do Cinema do Dragão, Kênia Freitas, o produtor Max Eluard e a atriz e roteirista Georgina Castro. Durante o pitching, cada um dos sete projetos deverá ser apresentado em até trinta minutos, sendo sete minutos para a exposição e o tempo restante para responder às perguntas dos avaliadores e do público.

O júri selecionará os roteiros vencedores, que serão agraciados com as seguintes premiações: Prêmio Paradiso (um apoio de 5 mil reais, mais uma mentoria no âmbito do Paradiso Multiplica e entrada para a Rede Paradiso de Talentos), Prêmio BAL – LAB (participação no BAL – LAB, Festival Biarritz), Prêmio Porto Frapa (Participação de um integrante do projeto premiado no FRAPA 2023, com viagem, hospedagem e acreditação garantidas), Prêmio Cinema do Dragão (gratuidade para frequentar o espaço por um ano), Prêmio MUBI (um ano de gratuidade na plataforma mais uma ecobag) e Prêmio B_arco ( seis meses para escolher um dos cursos oferecidos).

Sobre o Cena 15

Fundado em 2013, o Laboratório CENA 15 – Cinema integra o programa de Formação dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema, escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O Lab Cena 15 promove, ao longo de sete meses, a formação de roteiristas brasileiros e desenvolve projetos de roteiros de longa-metragem de ficção por meio de um laboratório imersivo, sob a tutoria dos cineastas Karim Aïnouz, Nina Kopko, Armando Praça, Jaqueline Souza e Murilo Hauser, com a assessoria dos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano. Trata-se de uma experiência inédita de formação profissional e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual do Brasil inserida no Nordeste do país.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secult Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Laboratório de Cinema da Porto Iracema realiza a 10ª edição do Pitching, comemorando a marca de 58 roteiros desenvolvidos
Quando: sábado, dia 4 de março
Horário: das 9h às 13h30
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público