Secretárias discutem sobre parcerias e ações conjuntas

23 de fevereiro de 2023 - 17:16 # # #

Ascom SPS

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, esteve reunida, na manhã desta quinta-feira (23), com as novas secretárias de Povos Indígenas, Juliana Alves, a Cacika Irê; e da Igualdade Racial, Zelma Madeira, para compartilhar informações das políticas que antes eram executadas pela então Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, assim como para traçar ações conjuntas.

“A decisão do governador Elmano de formar um secretariado com 50% de homens e 50% de mulheres foi muito simbólica. E igualmente importante foi criar novas secretarias que vão abraçar políticas que antes estavam abrigadas na SPS. Mas não vamos perder esse elo. Estamos aqui para construir juntas”, pontuou a secretária Onélia Santana.

Destacando a intersetorialidade das novas pastas, ela apresentou e colocou à disposição programas e ações, como o Caminhão do Cidadão, Casa do Artesão, CeArt Itinerante e os cursos de qualificação profissional. A secretária também destacou equipamentos do programa Mais Infância Ceará, como Centros de Educação Infantil, e a importância de contemplar os públicos específicos com essas ações.

A Cacika Irê apontou as demandas prioritárias e destacou o crescimento da população indígena no Ceará. Segundo ela, a estimativa é de que haja mais de 51 mil indígenas em todo o Estado e há necessidade de garantir o acesso de todos às políticas sociais. “Nossas lutas e conquistas são fruto de muitas articulações”, afirmou, reforçando a importância das parcerias com secretários e secretárias de todo o Estado.

A secretária Zelma Madeira conversou sobre a importância de discutir o combate ao racismo na primeira infância. “Queremos pensar em uma agenda com o CRAS para uma visão mais ampliada de povos e comunidades tradicionais”, destacou.