Biblioteca Pública Estadual do Ceará divulga programação cultural e educativa entre 24 e 28 de fevereiro

24 de fevereiro de 2023 - 12:01 # # # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, encerra o mês de fevereiro com uma vasta programação gratuita, que conta com a participação de: Socorro Acioli e Stênio Gardel; Rouxinol do Rinaré; Mumutante; Laura Daviña e Emi Teixeira; Bosco Farias, Alana Kelly e Lauro Neto; Cia de Teatro Epidemia de Bonecos; Chicão Oliveira, Marcos Melo Maracatu e Rubens Gouveia e muito mais! Confira:

Formação

Nesta sexta-feira (24), das 19h às 21h, acontece a penúltima aula do “Pomar – Ciclos Formativos em Escritas e Mediação de Leitura”. Os convidados Socorro Acioli e Stênio Gardel discursarão sobre o tema “Velhice como reinvenção de si na literatura”. A aula acontece no Espaço Multiuso da Bece. Já a última aula do Pomar tem como tema “A cidade enquanto espaço de leitura e escrita” e acontece no sábado (25). Com Laura Daviña e Emi Teixeira a aula acontece presencialmente na Bece e contará com parte teórica e parte prática, nos seguintes horários: das 10h às 12h (teórica) e das 14h às 18h (prática).

A Biblioteca Pública recebe a oficina “Temporada de Cordel”, com o instrutor Rouxinol do Rinaré. Selecionada na Temporada de Arte Cearense (TAC), a oficina terá duas turmas, uma no sábado (25), das 10h às 12h, e outra na próxima terça-feira (28), das 18h às 20h, as aulas acontecem presencialmente na Bece. Nesta oficina, serão propostas vivências com o poeta Rouxinol do Rinaré, que pretende aproximar o público da literatura de cordel, abordando técnicas básicas de composição de um texto em cordel, a partir de exemplos práticos, declamações, além de apresentar dicas acerca dos usos educacionais desta literatura. Uma oportunidade para estimular a criatividade, e reacender a veia poética dos participantes por meio do cordel. São 25 vagas destinadas a artistas e interessados no tema, maiores de 16 anos. A oficina tem carga horária de 2h. Os interessados podem se inscrever através deste formulário: Clique aqui!

RPG na Bece

No domingo (26), às 14h, a Biblioteca Pública realiza o RPG na Bece, com o tema “Definhar da Literatura”. O encontro tem como objetivo estimular a leitura e apropriação do acervo da biblioteca. A atividade acontece no Espaço Multiuso, localizado no andar -1 da Bece.

Bailinho de Carnaval

A Bece realiza neste sábado e domingo (25 e 26/02) às 10h e às 15h, a contação de histórias “Adivinhas, a festa na floresta e a travessia do menino Chicão”, com Chicão Oliveira e o Bailinho de Carnaval da Bece, com Marcos Melo Maracatu e Rubens Gouveia! A programação é gratuita e acontece de forma presencial no Alpendre do andar -1 da Bece, com entrada por ordem de chegada.

Programação

Dia 25/02, às 10h, e dia 26/02, às 15h
Contação de história “A arte de contar histórias: adivinhas, a festa na floresta e a travessia do menino Chicão” com Chicão Oliveira

Dia 25/02, às 15h, e dia 26/02, às 10h
“Bailinho de Carnaval da Bece” com Marcos Melo Maracatu e Rubens Gouveia

Rolê da Bece

Na sexta (24), às 18h, o Rolê da Bece, projeto da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), recebe a multiartista Mumutante no programa Repare na Letra. Na atividade que acontecerá na Barraca Foi Sol (Avenida Presidente Castelo Branco 17, Pirambu – Praia da Leste Oeste, em frente aos Posto dos Bombeiros), Mumutante vai interagir com o público contando e cantando sua poesia musicada. Ainda na sexta (24), também às 18h, a Cia de Teatro Epidemia de Bonecos apresentará o espetáculo “Rainha de Nada” no Quintal Cultural, localizado na Granja Lisboa.

Encerrando o mês, o projeto Rolê da Bece realiza três atividades na próxima terça-feira (28). Às 10h, as crianças do Instituto Moreira de Sousa e da APABB Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil assistirão o espetáculo “Rainha de Nada”, com a Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos, na Bece.

Às 14h, acontece o programa Transver o mundo: “Ser trans é atravessar uma fronteira política” no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota – Internação (R. Nicarágua, 45 – Padre Andrade, Fortaleza). Nesta edição, Kauê Fênix é o convidado do programa Transver e participará de uma roda de conversa com um grupo de adolescentes trans masculinos do Sistema Socioeducativo Aldacir Barbosa para falar sobre suas experiências como um homem transexual e compartilhar sua vivência como um dos criadores e moradores da “Casa Transformar”, espaço que acolhe pessoas LGBTQIAP+ que sofreram algum tipo de violência física e/ou psicológica ou que estejam desabrigados.

Serviço

Programação cultural e educativa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
Entre 24 e 28 de fevereiro de 2023
Diversos horários e locais