HRN zera infecções em área crítica da Emergência Adulto desde dezembro

24 de fevereiro de 2023 - 13:49 # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e foto

Resultado é indicador de qualidade na assistência e possibilita alta precoce e assertiva de pacientes

O Eixo Vermelho da Emergência Adulto do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, zerou o índice de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) desde o último mês de dezembro. Por mês, cerca de 150 pessoas são atendidas pelo setor, onde ficam os casos mais críticos. A unidade é vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

As Iras, cuja aquisição está relacionada a um procedimento assistencial ou ao internamento, podem comprometer o processo de recuperação dos pacientes. Dentre as ocorrências mais comuns, estão a pneumonia relacionada à ventilação mecânica (PAV); a infecção de trato urinário (ITU), decorrente do uso de sondas; e a infecção primária de corrente sanguínea (IPCS), causada, geralmente, por contaminações em catéteres.

“Reduzir infecções é um indicador de qualidade na assistência; interfere na diminuição da mortalidade e na alta precoce e assertiva”, afirma a coordenadora de Enfermagem do Eixo Vermelho da Emergência Adulto, Kelce Matias.

Protocolos de segurança

Segundo a profissional, para chegar ao resultado positivo, foram intensificados os protocolos de segurança do paciente e ações como o Lean nas Emergências, cujo objetivo é evitar a superlotação hospitalar e dar maior rotatividade nos leitos, possibilitando alta precoce ou encaminhando de forma mais rápida pacientes para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias.

Outras iniciativas foram fundamentais para a redução das Iras: maior adesão ao protocolo de higienização das mãos; implantação de rounds (visita à beira leito para avaliação multiprofissional); retirada precoce de equipamentos invasivos como sondas e acessos centrais; e “despertar diário”, estratégia para analisar a necessidade de sedativo.

Mais leitos

Com a implantação de mais 20 leitos de UTIs, foi possível, ainda, encaminhar pacientes mais críticos para o novo espaço.

“As infecções são o fator que mais causa morte no ambiente hospitalar e estão diretamente associadas a casos graves. Esse ciclo de melhoria permitiu zerar as contaminações no Eixo Vermelho do HRN a partir de uma maior rotatividade dos leitos, dando agilidade no fluxo de atendimento”, avalia o enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Victor Fontenele.