Museu da Imagem e do Som do Ceará está com inscrições abertas para oficina gratuita de afoxé

24 de fevereiro de 2023 - 14:57 # # # # #

Ascom MIS - Texto
Deivyson Teixeira - Foto

A oficina consiste em uma experiência etnomusical onde o tocar e o cantar serão os eixos principais; inscrições seguem abertas até 01/03

O Museu da Imagem e do Som do Ceará está com inscrições abertas para a oficina “Afoxé – No ritmo do coração”, a ser ministrada por Ogan Leno Farias no dia 4 de março, um sábado, na praça do MIS, das 15h às 17h. A atividade é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

Afoxé – No ritmo do coração

A oficina consiste em uma experiência etnomusical em que será abordada a origem do Afoxé, as variações e as características rítmicas de blocos nacionais e regionais, além de uma interação com os instrumentos. O tocar e o cantar serão os eixos motrizes desta oficina. As inscrições devem ser feitas neste Formulário até 1º de março. Estão sendo ofertadas 20 vagas e, conforme a política afirmativa do MIS, serão reservadas 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.

Sobre Ogan Leno Farias

Formado em História pela UVA com especialização em Cultura Afro indígina, Leno Farias é músico percussionista, luthier em percussão e arte-educador. É conhecido nos movimentos sociais e nas comunidades Tradicionais como Ogan Leno Farias, posto social afro-brasileiro, criado e vivificado em Comunidade Tradicional de Terreiro. Neto natural do Mestre Curador Pai Gastão Ferreira e filho natural da Mestra da Cultura Mãe Zimá Ferreira da Silva. Iniciou-se no Candomblé de nação Alaketu em 1994, tendo como mentora espiritual Mãe Edenis Amorim em Salvador/Bahia, com linhagem espiritual do Axé Gantois, neto espiritual de Mãe Menininha. Capoeirista da Associação de Capoeira Cordão de Ouro/CE, vivenciou esta prática cultural por 15 anos, mantendo ainda estreita relação com grandes mestres do Estado e internacionais.

Serviço

Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento: Terça a quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.

Oficina “Afoxé – No ritmo do coração”
Com Ogan Leno Farias
Data: 04 de março (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: Praça do MIS
Inscrições: abertas até 01/03 neste Formulário
Vagas: 20*
*A política afirmativa reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.