Sema participa de conversas com prefeitos, secretários municipais e representantes do movimento de catadores

24 de fevereiro de 2023 - 14:03 # # # # #

Ascom Sema - Texto e foto

A titular da secretaria do Meio Ambiente do Ceara (Sema), Vilma Freire, está cumprindo agenda em Juazeiro do Norte para tratar de questões ligadas à sustentabilidade no estado. Durante essa quinta-feira (23), no auditório da Cagece, dialogou com prefeitos, com superintendentes de consórcios públicos de manejo de resíduos e com secretários municipais da área ambiental, sobre a questão dos Resíduos Sólidos no contexto da Região do Cariri. Para a secretária, foi um momento de escuta e de agradecimentos. “Se vocês estão aqui é porque têm interesse nesta pauta e desejam contribuir com a Política Estadual de Resíduos Sólidos”, disse.

Encerrado o encontro com os prefeitos e os representantes dos consórcios, Vilma se reuniu com os secretários municipais do Meio Ambiente ou de áreas afins, do Cariri. A titular apresentou um panorama dos Programas Eixos da Sema e disponibilizou a estrutura e o apoio da Pasta aos gestores públicos. “Buscamos o engajamento de todos os municípios e de todos vocês nas nossas ações e projetos”, afirmou. O secretário Fábio Araújo, de Lavras da Mangabeira, declarou que os municípios “necessitam de apoio e precisam realizar mais ações relacionadas ao meio ambiente”.

Dando continuidade à agenda prevista, houve um encontro especial com catadores e catadoras, participantes do Programa Auxílio Catador, e integrantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro (ACCJ), do Engenho do Lixo e da Juazeiro Ambiental, organizações que coletam materiais recicláveis na Região do Cariri.

Na ocasião, Vilma foi surpreendida com a presença do presidente Cícero Glaudiano, da Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará e de um grupo significativo de catadores e catadoras pertencentes à Rede e ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). “Foi uma festa, um encontro de acolhimento e de alegria”, disse. Os representantes da Rede e do MNCR presentearam a secretária com flores, uma caneca e uma camiseta personalizada.

Em companhia da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, e da presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, Vilma Freire encerrou o primeiro dia de agenda no Cariri, no Complexo Ambiental Mirante do Caldas. Foi realizada uma visita guiada, que incluiu o Centro de Interpretação e Educação Ambiental e um passeio de ida e volta entre o teleférico e o Mirante Cruzeiro do Caldas.