Sobral recebe dois novos CEIs e reforço de 80 policiais militares

26 de fevereiro de 2023 - 22:40 # # # #

Camila Freitas - Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Foto

O domingo foi um dia de muita festa para a população de Sobral. O município foi contemplado com dois novos Centros de Educação Infantil (CEIs), instalados nos distritos de Taperuaba e Aracatiaçu. Com os equipamentos, já são 115 CEIs entregues por meio do Programa Mais Infância Ceará. As duas unidades fecham o pacote de seis Centros construídos por meio de convênio entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral, com investimento superior a R$ 1,8 milhão e obras supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O governador Elmano de Freitas destacou que Sobral é referência no país na área de educação. “Meu avô nunca entrou em uma escola. E hoje estamos entregando uma escola que cuida da criança desde os primeiros anos de vida, onde meninos e meninas serão estimulados. Daqui sairão para uma escola de ensino integral e, de lá, para exercer a profissão que quiserem”, pontuou.

 

Os Centros de Educação Infantil (CEI) são voltados para aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, com capacidade para atender até 208 crianças, do Infantil Bebê ao Infantil V.

“A ciência aponta que grande parte das conexões neurológicas acontecem com crianças de até três anos de idade. Daí, a importância de investir na Primeira Infância. Fazemos parte de um programa internacional que trabalha política para a infância porque assim formaremos pessoas melhores, cidadãos que respeitam as leis, estudantes mais atentos e inteligentes”, apontou Ivo Gomes, prefeito de Sobral.

As unidades contam com berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil. Além destes dois CEIs entregues neste domingo (26), o município já conta com quatro outros centros no bairro Dom Expedito, no Centro, no distrito do Jordão e na região de Pedrinhas/Jocely Dantas.

A diretora do CEI de Taperuaba, Diana Abreu, agradeceu a instalação do equipamento no distrito e disse ser uma “alegria muito grande presenciar esse momento”.

Para a coordenadora de planejamento Evanice Mesquita, mãe de Alice, 5, o CEI chega em boa hora. “Fico muito feliz por ter um espaço maior e mais amplo para a educação dela. Sem dúvidas, auxilia também na minha rotina de trabalho, pois vou tranquila sabendo que minha filha está em um local com profissionais capacitados para cuidar dela”, ressalta.

Reforço para a segurança

Além dos dois novos CEIs, Sobral recebeu o reforço de 80 policiais militares neste domingo. Com o aumento do efetivo, o município conta agora com oito áreas de policiamento, motopatrulhamento e reforço da equipe do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA), além de uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar), reforço nas equipes do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) e três equipes do Raio por turno.