Bondinho de Ubajara já transportou mais de 75 mil pessoas em um ano de operação gratuita

27 de fevereiro de 2023 - 15:07 # # # #

Ascom Setur - Texto
Tatiana Fortes - Foto

O Bondinho do Parque Nacional de Ubajara vem se firmando como um dos cartões postais mais visitados da Serra da Ibiapaba. Em operação de forma gratuita há pouco mais de um ano, o equipamento administrado pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) já transportou mais de 75 mil pessoas. Só durante o feriadão do Carnaval, quando funcionou normalmente, a atração recebeu mais de dois mil visitantes.

Com uma estrutura moderna de teleférico e composta por duas cabines, podendo cada uma transportar até sete visitantes e um cabineiro, o Bondinho realiza um percurso suspenso por cabos de aço de ida e volta de 550 metros. O equipamento liga a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara, e serve como meio de transporte para os moradores da comunidade Araticum.

O bondinho integra o Parque Nacional de Ubajara, criado em 30 de abril de 1959, e com uma área de 6.288 hectares, sendo classificado como Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. Quem visita o local tem garantido um passeio seguro que está inserido no circuito de ecoturismo com trilhas de estilos diferenciados (Samambaia, Circuito Gavião e Trilha Ubajara/Araticum), onze cavernas, mirantes, cachoeiras (do Cafundó e do Gavião), piscinas naturais e outros atrativos do Parque.

O teleférico funciona de quarta a domingo, das 9h às 16h, por ordem de chegada – das 15h às 16h é somente para subir quem desce até às 15h. A capacidade diária é de até 350 pessoas.