Ceará inicia aplicação da vacina bivalente contra covid-19

27 de fevereiro de 2023 - 12:15 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Helene Santos - Fotos

Em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas acompanhou o início da primeira fase da campanha nacional de vacinação

Os 184 municípios cearenses iniciaram, na manhã desta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente Pfizer/Comirnaty no reforço à imunização da população contra a covid-19. A ação acontece dentro do cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI) de 2023, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal.

Em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas, acompanhado do prefeito José Sarto e outras autoridades, esteve presente no Posto de Saúde (UAPS) César Cals de Oliveira Filho, no Planalto Pici, um dos pontos de vacinação na Capital. O gestor estadual defendeu a importância de a população manter o esquema vacinal atualizado.

“Nós estamos muito animados com a receptividade da população no que diz respeito ao movimento nacional de vacinação. É muito bom ter o Zé Gotinha voltando a ser visto pela nossa população. Nós temos que estar juntos, Prefeitura e Governo do Estado, em prol da sociedade para mobilizar. A vacina foi o que permitiu termos hoje essa tranquilidade (no cenário epidemiológico)”, afirmou o governador.

Na primeira fase, a aplicação da bivalente está direcionada a idosos com mais de 70 anos e pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários: imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência.

Para isso, é necessário ter completado ao menos o esquema primário com as doses monovalentes (D1 + D2) há, no mínimo, quatro meses. Também é obrigatório apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários.

Reforço no braço

O aposentado Antônio Alves Filho, de 72 anos, não perdeu tempo. Ele, que tomou todas as doses anteriores, foi o primeiro da fila para tomar a bivalente no posto César Cals de Oliveira Filho, na Capital. “A saúde da gente é mais importante, principalmente quando a gente tem mais idade. Tem que se vacinar mesmo, é nossa obrigação”, disse Antônio.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, que estava ao lado do governador Elmano de Freitas, falou sobre a vacinação na Capital. “Nós temos uma rede de 117 Unidades Básicas de Saúde. Até hoje, já foram aplicadas mais de 7 milhões de doses contra a covid-19”, citou. Até o momento, mais de 24,4 milhões de doses foram aplicadas na imunização dos cearenses contra a covid-19, segundo dados do vacinômetro da Sesa.

Também acompanhando o governador, a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da adesão da população à campanha.

“Simultaneamente, todos os estados e municípios brasileiros estão iniciando o reforço da covid-19. É um grande movimento pela vacinação, para que a gente leve às pessoas a importância da vacinação, a importância da vacinação para as crianças, atualizar o cartão vacinal, assim como os reforços da covid, também os reforços para as outras vacinas. A gente passou por um momento muito difícil na pandemia, e a vacina foi a grande salvação da nossa população”, reforçou a titular da Sesa.

Próximas fases

Na sequência, a campanha vacinará pessoas de 60 a 69 anos. Na fase 3, o público-alvo será composto por gestantes e puérperas. Depois, serão vacinados profissionais da Saúde. Na última fase desta etapa, estão pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Metas e Doses

O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários em cada uma das cinco fases. No Ceará, a vacinação será realizada nos postos de saúde dos 184 municípios, sob recomendações da Sesa e do Ministério da Saúde. Para a primeira fase, o estado receberá o total de 729.480 doses da bivalente, que contém uma mistura de cepas do coronavírus. Desse total, 259.200 doses já foram recebidas pelo Estado.

Movimento Nacional

Além da bivalente, o Movimento Nacional pela Vacinação inclui outros imunobiológicos: BCG ID, poliomielite inativada, meningocócica C e para hepatite B. Vacina representa tranquilidade para a dona de casa Maria Vanessa Sales, 30, que é mãe de Maria Emanuelle Sales, de seis meses. “Acho muito importante a campanha para conscientizar as mães. A minha filha estava gripadinha, aí atrasei a vacina um pouquinho, mas agora ela vai ser imunizada” .

 

Ouça

O governador Elmano de Freitas defendeu a importância da população concluir o esquema vacinal.

O governador Elmano de Freitas falou sobre as novas doses de vacina que vão ser enviadas pelo Ministério da Saúde.

Também acompanhando o governador, a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da adesão da população à campanha.