CBMCE resgata jiboia que estava em árvore em Santana do Cariri

28 de fevereiro de 2023 - 11:34 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, no último domingo (26), uma jiboia no município de Santana do Cariri, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. A cobra estava em uma árvore e foi resgatada pelos bombeiros militares. O animal foi solto próximo a uma fonte d’água na Floresta Nacional do Araripe-Apodi.

Por volta das 12h47min, a equipe da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia/ 5º BBM) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender a uma ocorrência de resgate de uma cobra no Sítio Pedra Branca. De acordo com a solicitação, “uma serpente com dois metros de comprimento se encontrava em um pé de seriguela próximo a um bar”.

O animal foi resgatado em segurança pelos bombeiros militares e solto em um local seguro, longe da civilização e próximo a uma fonte d’água, na Floresta Nacional do Araripe. A guarnição que atuou na ocorrência foi composta pelo subtenente Reginaldo e o soldado Welson, na viatura de Auto Salvamento 27.

A espécie

A jiboia é uma serpente encontrada em várias regiões do Brasil e da América Latina. Ela pode chegar a mais de três metros de comprimento e é conhecida por ser uma serpente robusta e de hábitos noturnos. Geralmente, ela se alimenta de pequenos mamíferos, aves e répteis.

Sua coloração varia bastante, mas geralmente é marrom ou cinza com manchas escuras ou marrons. Ela é um animal bastante tranquilo e pouco agressivo com humanos, exceto quando provocada. Se você encontrar uma em seu caminho, mantenha distância e evite tocá-la. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, discando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Balanço

Em 2022, o Corpo de Bombeiros atendeu 9.641 ocorrências de resgate de animais em todo território cearense. O número supera os resultados atingidos em 2020 e 2021, quando foram atendidas 3.926 e 5.217 ocorrências, respectivamente. Somente em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar já atendeu a 1.574 resgates de animais, sendo 70% destas serpentes.