Com mais de 2.300 formados, Residência Multiprofissional da ESP/CE comemora uma década de atividades

28 de fevereiro de 2023 - 15:17 # # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP/CE - Texto
Daniel Araújo - Foto

Programa entrega para a sociedade educação interprofissional com ética e valorização da pesquisa no Sistema Único de Saúde

“Eu era formada em Fisioterapia, mas nunca tinha atuado na área. Quando surgiu a oportunidade de fazer a Residência da Escola, achei que era o momento de, finalmente, exercer a minha profissão”, relata Jamisse Araújo, de 44 anos. Ela é egressa da primeira turma da Residência Multiprofissional (Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Araújo trabalhava há dez anos como gestora de unidade de saúde e não sabia mais como desenvolver suas habilidades técnicas como fisioterapeuta. Durante o curso, especializou-se em Oncologia no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), à época parceiro da ESP/CE.

A profissional agora é servidora da Escola e coordena a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), coletivo responsável pelo funcionamento dos programas em Saúde e pela comunicação junto aos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde.

A trajetória da fisioterapeuta cruza com um universo de mais de 2.300 profissionais capacitados ao longo dos dez anos de história da Resmulti, celebrados em abril de 2023.

De acordo com o membro do colegiado de gestão da residência, Jadson Franco, esta década representa a consolidação de um programa que entrega para a sociedade educação interprofissional com ética e valorização da pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS). “A ESP/CE tem assumido bem a administração da maior Residência Multiprofissional em Saúde do Brasil; isso é motivo de orgulho”, comemora.

Dez de dez

No ano em que chega ao décimo ano de atividades, a Resmulti também inicia a X turma de especialização – até o momento, a maior do histórico. “A gente acompanha sempre uma liberação significativa de vagas para cada turma e ficamos felizes por, neste ano, termos 398 vagas aprovadas pelo MEC”, afirma Franco.

Leia também: ESP/CE inicia atividades da X Turma da Residência Multiprofissional em Saúde nesta quarta-feira (1º)

O curso terá início neste mês de março com uma imersão realizada na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Durante oito dias, os residentes participarão de palestras, conferências, mesas redondas, exposições, vivências de integração, além de apresentações sobre a dinâmica dos processos institucionais adotados pela ESP/CE.

Um olhar para o futuro

Em 2023, além dos dez anos da Resmulti, há outro marco: os 30 anos da ESP/CE – no próximo mês de julho. Um prelúdio de bons acontecimentos. Segundo Jadson Franco, a meta é consolidar, ainda mais, a atuação do Programa em todo o território cearense – a iniciativa contempla, hoje, 24 municípios. O projeto de expansão dialoga com um dos principais objetivos da Sesa, de fortalecimento da atenção básica no Estado.

A Resmulti visa, ainda, a qualificar os campos de prática dos cenários de estágio, a valorização de preceptores de núcleo e de campo, e a produção do conhecimento junto a cada município.

Resmulti

A Resmulti é aplicada sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa. Ao todo, são dois anos de formação, incluindo plantões, com o acompanhamento de docentes-preceptores.

São 11 categorias profissionais ligadas à área da Saúde, subdivididas em programas como Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva, além das áreas da Enfermagem Obstétrica (ênfase uniprofissional), Neonatologia, Pediatria, Infectologia, Neurologia/Neurocirurgia, Cardiopneumologia, Urgência e Emergência e Cancerologia.

Para a diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, essas categorias profissionais são extremamente importantes e trabalham em conjunto com a Residência Médica (Resmed) da autarquia. “Nós, da Resmed, ampliamos nosso curso para a área da Medicina Intensiva. Por isso, solicitamos vagas para as equipes de profissionais da Resmulti, pois entendemos que, na rotina real dos hospitais, todos eles atuarão juntos nesse processo terapêutico do paciente”, diz.