Complexo do Pecém é destaque no maior evento de logística da América Latina

28 de fevereiro de 2023 - 17:05 # # # #

Yanna Guimarães - Ascom Complexo do Pecém

A Intermodal South America 2023 começou nesta terça-feira (28) e segue até quinta (02) no São Paulo Expo

Toda a infraestrutura do Complexo do Pecém, os futuros investimentos e o projeto do HUB de Hidrogênio Verde estão sendo apresentados nesta semana em São Paulo (SP), durante a Intermodal South America 2023. A maior feira de logística da América Latina, que teve início nesta terça-feira (28) e segue até a próxima quinta (02), no São Paulo Expo, reúne os setores de logística, transporte de carga e comércio exterior.

Durante os três dias de evento, os principais executivos do Complexo estão expondo toda a infraestrutura e os diferenciais competitivos do Pecém em um estande que ocupa uma área de 160 metros quadrados (m²). “Vamos mostrar nossos diferenciais, as perspectivas de expansão das cargas futuras como grãos, granéis líquidos e sólidos, além do nosso aumento contínuo de movimentação de contêineres. São muitas reuniões com clientes importantes e que trarão resultados muito positivos para o estado do Ceará”, destaca Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

A CIPP é uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, maior terminal portuário da Europa e um dos mais movimentados do mundo. O Complexo é formado por três grandes produtos: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial; e ZPE Ceará, a primeira Free Trade Zone a operar no País, que conta com a primeira siderúrgica integrada do Nordeste e uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos.

Nos próximos cinco anos, o Complexo do Pecém terá um investimento de cerca de R$ 2,2 bilhões para dotar o espaço de infraestrutura capaz de operar a exportação de 1 milhão de toneladas de hidrogênio verde (H2V) anualmente até 2030. Esse investimento inclui aplicações do Estado e também das empresas interessadas.

Intermodal

Tradicional ponto de encontro para as principais e mais importantes empresas globais de toda a cadeia de valor, a Intermodal chega à 27ª edição e conta com a presença de 500 marcas expositoras ao evento. Reconhecida como o grande encontro do transporte multimodal de cargas, do comércio exterior e da logística, da Intermodal South America em 2023 tem representantes de todos os elos da cadeia de produção, suprimentos e distribuição.