HGF recebe 189 novos residentes médicos e multiprofissionais em momento de integração

1 de março de 2023 - 16:55 # # # #

Eduarda Talicy e Felipe Martins - HGF e Funsaúde - Texto
Felipe Martins - Fotos

Profissionais iniciam atividades no maior hospital da rede pública do Ceará

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerido pela Fundação Regional de Saúde do Estado (Funsaúde), recepcionou, nessa terça-feira (28), novos 189 residentes médicos e multiprofissionais. Na ocasião, os participantes conheceram a equipe do hospital e discutiram o cenário da prática assistencial e a segurança em saúde dos pacientes.

“Estamos em um hospital público de altíssima complexidade, com todos os lados bons e as dificuldades”, ressaltou a superintendente do HGF, Ivelise Brasil, durante a apresentação da unidade aos novos profissionais. “Tudo isso vai fazer parte do nosso crescimento dentro do que é o Sistema Único de Saúde (SUS)”, continuou.

Foi a oportunidade de encarar desafios como esse que atraiu a fisioterapeuta Bianca Oliveira Abreu para a Residência em Transplante de Órgãos e Tecidos. “Já fui residente em hospital que não era porta aberta, então eu espero aprender ainda mais vindo para uma unidade maior, de alta complexidade e com emergência sob demanda”, pontuou.

Representando a Coordenação de Ensino e Pesquisa (Coep) do HGF, a reumatologista Rejane Abreu citou o processo de despedida de uma turma e a chegada de outra. “São sentimentos de realização pelo fim de um ciclo e de ansiedade por esse início de outro, então eu convido vocês a transformar essa tempestade de sentimentos e de emoções em grandes vitórias na trajetória profissional. No que depender do HGF, estaremos aqui para apoiar este caminho”, assegurou.

Nova metodologia de produção

A especialização é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Gerente de Pós-graduação em Saúde da autarquia, Alciléa Leite Carvalho saudou os novos residentes e celebrou a iniciativa do HGF de realizar a recepção médica e multiprofissional de forma conjunta.

“Isso chega em um momento extremamente valioso e precioso que vem sendo construído dentro deste novo modelo de gestão do HGF, que funciona por unidades de produção (UPs). É precioso ter esta formação dentro desse novo processo de trabalho”, disse.

Por meio da metodologia de UPs, em implantação pela Funsaúde no hospital desde o ano passado, o processo de trabalho é desenvolvido por equipes multiprofissionais de forma interdisciplinar, e não mais por agrupamento de trabalhadores. A estratégia possibilita uma assistência com acompanhamento multidisciplinar e com foco na necessidade do paciente.

Mais uma turma se despede

Na segunda-feira (27), o HGF se despediu de mais uma turma de médicos residentes formados no complexo. Ao todo, 156 novos especialistas de áreas diversas já estão disponíveis para atuação no mercado.

“Uma coisa que tenho certeza é de que aqui estão saindo os melhores de suas áreas, porque esse hospital é grandioso em todo o seu contexto”, destacou a coordenadora de Pesquisa, Negócios e Inovação Tecnológica da Funsaúde (DPNIT), Melissa Medeiros, durante a cerimônia. “Não só por ser o maior do Estado em sua complexidade, mas por ter os melhores profissionais formando os futuros melhores profissionais que a gente pode ter”, adicionou.

Formado em 2020 na UFCG, na Paraíba, Paulo Marcelo Rangel concluiu a especialização no HGF

Médico pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande (PB), Paulo Marcelo Rangel comemora a formação na Residência em Cirurgia Plástica no HGF. “Foram três anos bem intensos de muito aprofundamento teórico e prático. Um momento de muito crescimento pessoal e profissional”, avaliou. “Minha prioridade, agora, é colocar em prática tudo que aprendi nesse período”.