Hospital César Cals forma 28 médicos residentes

1 de março de 2023 - 15:46 # # # #

Wescley Jorge (Ascom HGCC) - Texto
Thiago Freitas (Ascom HGCC) - Foto

Profissionais são distribuídos em 12 programas de diferentes áreas

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nessa terça-feira (28), solenidade de encerramento do Programa de Residência Médica do período de 2020 a 2023. Ao todo, 28 médicos concluíram a formação em diversas áreas e receberam o certificado dos supervisores da iniciativa, uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

São 12 programas de residência oferecidos no equipamento: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Fetal, Medicina Intensiva, Neonatologia Médica, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.

A coordenadora do projeto, Ianna Lacerda, deu as boas-vindas aos presentes e enalteceu o processo formativo no HGCC. O evento, ela conta, é uma oportunidade para reconhecer a dedicação de todos os residentes e o papel da família nesse período.

“Este é um hospital centenário e de grande importância para a especialização de médicos no Estado”, complementou o diretor-geral da unidade, Antonio de Pádua Almeida Carneiro.

Residente em Ginecologia e Obstetrícia, Thays Martins de Sousa Duarte (à direita), uma das concludentes, enfatizou a experiência obtida no HGCC, onde continuará atuando.

“É um momento de crescimento pessoal e profissional. Essa especialização é uma referência, considerada ‘padrão ouro’. A formação nos dá muito suporte. Somos cercados de grandes mestres que nos inspiram, pegam nossas mãos para nos fazer aprender, tanto na parte teórica como na humana”, avaliou.

A primeira turma de residentes no HGCC foi em 1976, com médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Cirurgia Geral.