Residência Médica do HGWA forma oito novas especialistas em Pediatria

1 de março de 2023 - 10:47 # # # #

Bruno Brandão (Ascom HGWA) - Texto e Foto

Seis médicas se especializaram em Pediatria, uma em Medicina Intensiva Pediátrica e outra em Neonatologia

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), formou oito pediatras nessa terça-feira (28). As profissionais foram capacitadas pelo Programa de Residência Médica, iniciativa da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/CE).

Seis médicas se especializaram em Pediatria, uma em Medicina Intensiva Pediátrica e outra em Neonatologia. São elas: Rose Heidy Novais, Jana Alves Dias, Mariane Cavalcante Banhos, Letícia Macambira Pinto, Karla Ribeiro Vasques, Patrícia de Melo Portela, Luanna de Queiroz Lemos e Luana Teixeira Pereira.

As profissionais iniciaram os estudos em 2020. Ao todo, são três anos de formação na residência, atendendo em todos os setores da Pediatria: ambulatório, enfermarias e unidades semi-intensivas, por exemplo. A turma foi acompanhada pelos médicos e preceptores Tiago Assis de Castro (Pediatria), Jocélia Bringel (Neonatologia) e Ricardo Falcão (Terapia Intensiva).

Durante o evento, o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, enalteceu a importância do momento. “É bonito ver a presença de pais nesta solenidade, orgulhosos dessa formação. Às novas colegas especialistas, desejo as boas-vindas. Que vocês continuem com o altíssimo padrão profissional que mantiveram e aperfeiçoaram neste hospital”, afirmou.

Iniciativa da ESP/CE, formação dura três anos

Briand também representou Virgínia Angélica, diretora de Gestão do Cuidado e Ensino do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), instituição gestora do HGWA.

Na ocasião, a residente Rose Novais foi a mestre de cerimônias. “Ser residente em Pediatria no ‘Waldemar’ foi um presente especial para cada uma de nós. Foi um lugar onde fomos melhor acolhidas, compreendidas e lapidadas”, discursou.

A médica pediatra Marfisa de Melo Portela, mãe de uma das novas especialistas, representou os pais de cada residente e emocionou os presentes com palavras de incentivo. “Estudem sempre. Nós, pediatras, nunca podemos perder a sensibilidade. Lidamos com toda a família – mãe, pai, avó. É preciso dar assistência a todos. Procurem sempre se colocar no lugar do outro. Tenham a certeza de que vocês vão levar o legado de preceptores e orientadores que passaram por vocês”.