SAP e UFC assinam termo de cooperação voltado para cuidados com a saúde mental dos policiais penais do Ceará

1 de março de 2023 - 16:01 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) participou de solenidade na Universidade Federal do Ceará (UFC) para assinatura de termo de cooperação técnica, que visam desenvolver projetos de pesquisa e ações de extensão da Universidade na promoção de políticas públicas de enfrentamento e prevenção das causas de adoecimento mental dos policiais penais do sistema prisional.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque; o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque; a Pró-Reitora de Extensão, Elizabeth de Francesco; além dos demais representantes das duas entidades que atuam na organização do processo de cooperação.

O termo tem como objetivo a colaboração técnica e social, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e ações de extensão (cursos, programas, prestação de serviços e eventos) da UFC, visando articular, ampliar e contribuir nas estratégias de enfrentamento e prevenção da saúde mental e física dos policiais penais e seus familiares.

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, fala da importância de fortalecer projetos sobre essa questão. “Gostaria de agradecer pela ajuda que a universidade tem proporcionado a SAP, tanto na parte de diagnóstico, como para criar ferramentas de combate ao problema. Estamos nessa luta há algum tempo e colhendo bons resultados. A UFC vem sendo uma excelente parceira e dar continuidade aos trabalhos é fundamental. Já identificamos várias vertentes de trabalho para nos ajudar a cuidar de quem cuida da gente, nossos policiais penais”, afirma.

O Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, parabeniza o projeto. “Ver a universidade participar desse trabalho que vem sendo feito no sistema prisional cearense é um privilégio. Com essa parceria podemos ajudar e aprimorar cada vez mais este trabalho que vem trazendo grandes resultados para a sociedade. O Ceará vem se destacando em duas áreas extremamente importantes: na administração prisional e na educação. São duas áreas que a universidade vem sendo uma parceira muito próxima no apoio com projetos de conhecimento e cultura. Esse termo celebra o encontro das instituições em prol da busca de melhorias, soluções e aperfeiçoamento dessa área tão importante para o Estado”, celebra.

Atendimento Biopsicossocial ao Policial Penal

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), mantém, como rotina, serviços voltados ao cuidado em saúde mental para os servidores e policiais penais do sistema prisional.

A Pasta oferece plantão psicológico ininterrupto para atender os servidores pelo telefone ou Whatsapp nos sete dias da semana, nas 24 horas do dia. No ano de 2022, a polícia penal cearense ganhou um novo espaço físico, com mais seis psicólogos para atendimento e terapia presencial. Também possui psiquiatra em nossos quadros e um ambulatório exclusivo para os policiais penais no Hospital Mental de Messejana.

O serviço terapêutico consiste no acompanhamento e orientação dos trabalhadores e seus familiares, acompanhamento em Psicoterapia Breve ou em situação de crise, atendimento de paciente crônico e retorno das licenças psicológicas. Para acrescentar o cuidado, a SAP passou a oferecer, de forma gratuita, o curso Guardiões da Vida, que qualifica os servidores a cuidar de si e a conseguir identificar os colegas que precisam de cuidados preventivos na questão da saúde mental.

Além disso, o núcleo também conta com as células de serviço social, dentista, clínico geral e práticas integrativas como massoterapia e yoga. Os atendimentos são realizados nos turnos manhã e tarde, de acordo com cada caso, demandas apresentadas e disponibilidade do profissional. O local conta com 10 salas e 10 profissionais, com o intuito de integrar os serviços, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio para assegurar a participação ativa de todos os servidores nesse processo.

UFC realiza doação de 100 livros para o Projeto “Livro Aberto”

Doar livros é a ação de transmitir e entregar a imaterialidade do saber adquirido a quem precisa de conhecimento. Pensando nisso, a Universidade Federal do Ceará (UFC) fez a doação de 100 livros da Editora UFC, para contribuir na modificação da trajetória de vida das pessoas privadas de liberdade.

O projeto “Livro Aberto” visa a ressocialização e o desenvolvimento pessoal e educacional de pessoas privadas de liberdade, por meio da leitura de obras literárias que trazem diversas reflexões sobre temáticas sociais e, ainda, pode remir quatro dias de pena a cada leitura trabalhada.

O interno escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O participante tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.