Sema capacita 90 técnicos de consórcios públicos de manejo de resíduos

1 de março de 2023 - 16:46 # # # # #

Ascom Sema - Texto e foto

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), capacitou 90 técnicos, entre educadores e servidores, de 28 municípios consorciados, no período de maio a novembro de 2022. Todos cursaram a formação para Educadores Ambientais, totalizando 120h/aulas. Para a titular Vilma Freire, da Sema, o objetivo é “formar e apoiar multiplicadores ambientais e contribuir para o posicionamento dos mesmos como agentes locais de mudanças. Uma capacitação participativa com atividades e metodologias interativas e com ênfase na política de Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará”.

Segundo o técnico da Coeas/Sema, ministrante das capacitações, Genario Azevedo, a formação conta com a parceria dos seguintes consórcios: AMSA – l – Consórcio Público dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental; Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte (PMRS-RLN); e Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CPMRS-SI).

As formações foram iniciadas em Baturité. No período de 24 de maio a 6 de setembro, 30 cursistas, entre técnicos de secretarias e professores dos municípios que integram o Consórcio Público dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (AMSA). Além de Baturité, integram o AMSA, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Pacoti e Redenção.

Em Baturité, participaram da solenidade de encerramento de curso e na qual os participantes são certificados, o secretário-executivo da Sema, Fernando Bezerra; a prefeita Roberlândia Ferreira; e a secretária do Meio Ambiente, Natália Almeida, de Guaramiranga; os superintendentes do AMSA, Jairo Castelo Branco e Patrícia Jacaúna; e o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. “Todos os cursistas foram certificados”, informou a educadora ambiental da Coeas/Sema, Marina Fernandes, também ministrante.

Ações concretas

A educadora da Sema informa que a capacitação é realizada em duas etapas. “Na primeira, com muita explanação de conteúdos e na qual temas como Recursos Hídricos, Agroecologia, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, esse com destaque para o papel dos educadores, entre outros, são discutidos”, disse. Na segunda, os participantes transformam o aprendizado em ações concretas. “Desenvolvem projetos que são executados na municipalidade onde atuam e durante um seminário, são apresentados e validados pelos ministrantes dos cursos”, explica.

A educação e a conscientização ambiental formaram o eixo principal de um projeto elaborado e apresentado por cursistas de Redenção. Voltado para alunos das escolas municipais e com caráter intersetorial, mobilizou e sensibilizou estudantes e comunidades locais sobre a importância de intensificar cuidados com o meio ambiente. “O plano de ação buscou potencializar a educação ambiental na perspectiva multi e interdisciplinar de forma a contribuir para uma sociedade local, ecologicamente responsável”, conta Genário.

Litoral Norte

Em setembro, foi a vez dos integrantes do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte (CPMRS-RLN). A primeira etapa da formação ocorreu em Acaraú e foi voltada aos técnicos dos municípios consorciados de Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole e Morrinhos. A abertura contou com a presença do representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Tércio Dantas; da superintendente, Rosa Virgínia; e do analista Afonso Alves, ambos do Consórcio CPMRS-RLN.

A segunda etapa, encerrada em outubro, ocorreu em Granja. A solenidade de encerramento e entrega dos 25 certificados de conclusão foi prestigiada pelo prefeito de Itarema e presidente do Consórcio CPMRS-RLN, Elizeu Monteiro; do vice-prefeito de Granja, Anibal Filho; do secretário de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental, Milton Veras; do secretário de Administração de Granja, Fernando Angelim; e do coordenador do Consórcio, Afonso Alves.

Inhamuns

Do Litoral, a equipe de educadores da Coeas/SEMA partiu no rumo do Sertão e, em parceria com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CPMRS-SI), realizou mais uma etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais. Foram 120 horas/aula, realizadas de 21 a 24 de novembro, na cidade de Parambu. Trinta e cinco cursistas dos municípios de Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Parambu e Quiterianópolis, e integrantes do Consórcio CPMRS-SI, foram certificados.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jânio Gleidson Loiola Senade de Parambu; a presidente da Autarquia de Meio Ambiente, Yara Maria Maia de Oliveira; e o superintendente Nazareno Carlos Loiola, de Quiterianópolis; técnicos do Consórcio CPMRS-SI; professores e professoras da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 5); técnicos da Ematerce e das secretarias dos municípios; e membros de Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), participaram do curso. A coordenadora da Região dos Inhamuns, Kátia Pedrosa, do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), da Sema, também participou.

Consórcios públicos

No ano de 2018, o Governo do Ceará, por meio da Sema, entregou os Planos de Coletas Seletivas Múltiplas a todos os 184 municípios, os referidos planos sinalizaram para uma solução consorciada para gestão de resíduos sólidos, com esse esforço entre 2018 e 2021 formaram-se ou se atualizaram 21 consórcios públicos de manejo dos resíduos sólidos nos quais integram 170 municípios que aderiram a essa proposta como modelo mais viável para a melhoria da gestão de resíduos sólidos.