Cogerh apresenta resultados da Operação 2022.2 nos Açudes Castanhão, Orós e Banabuiú

2 de março de 2023 - 17:00 # # # # #

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh

Também foram definidas, pelos Comitês de Bacias Hidrográficas, as vazões para operação emergencial até junho deste ano

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou, nesta quinta-feira (2), em Quixadá, a já tradicional Reunião de Avaliação da Operação dos três maiores reservatórios do Ceará: Castanhão, Orós e Banabuiú. Também foram definidos os parâmetros da operação emergencial de 2023.1 para esses reservatórios. A operação, de caráter provisório durante a quadra chuvosa, ocorre entre fevereiro e junho. Após esse período, acontecerá a Reunião de Alocação Negociada, com a definição de vazão e parâmetros de operação para o segundo semestre.

O encontro teve a participação de seis Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs) do Estado: Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe, Alto Jaguaribe, Salgado, Banabuiú e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Cerca de 170 pessoas participaram da reunião em formato híbrido. Os Comitês possuem representação de usuários de água, sociedade civil e poder público e definem, de acordo com as projeções da Cogerh, as vazões de operação dos reservatórios monitorados em suas respectivas regiões.

O Presidente do Comitê do Banabuiú, Ilmar Sérgio, abriu o evento, em conjunto com a Cogerh (Regional de Quixeramobim). Demais representantes dos Comitês ressaltaram a importância da gestão participativa na condução da gestão dos recursos hídricos. Rosângela Teixeira, presidente do Comitê do Alto Jaguaribe, elogiou a organização do evento e aproveitou a oportunidade para pedir mais apoio técnico a produtores e agricultores da região jaguaribana.

Para Bruno Rebouças, Diretor de Operações da Cogerh, a reunião é uma espécie de “prestação de contas” para a sociedade e a concretização da gestão participativa realizada em conjunto com os CBH’s. Sobre a situação hídrica do Ceará, ele destaca que o quadro atual é, no geral, melhor que o do ano anterior. “Temos hoje uma situação de volume hídrico distinta entre as bacias. O acompanhamento da Cogerh é muito importante para atravessarmos esses períodos garantindo água conforme determinam as prioridades legais”, ressaltou.

Banabuiú

O gerente regional da Cogerh de Quixeramobim, Luis César, apresentou os resultados da operação do açude Banabuiú. A vazão de liberação não ocorreu conforme simulado devido a obras de recuperação nas válvulas dispersoras executadas pelo Dnocs. Entretanto, a operação 2022.2 do açude Banabuiú teve saldo final positivo: no fim de janeiro de 2023, o reservatório estava com 139 milhões de m³ (8,37% da capacidade),13 milhões de m³ a mais que o simulado para o período.

Orós

No Orós, o saldo da operação também foi positivo: o reservatório fechou janeiro de 2023 com volume de 849,61 hm³ (43,7% da capacidade), 6,2% a mais que o simulado para o período. Hoje o reservatório está com 46% da capacidade total. As informações foram apresentadas pelo gerente da Regional de Iguatu, Isaac Soares.

Castanhão

Já as informações do Castanhão foram apresentadas pelo gerente regional de Limoeiro do Norte, Hermilson Barros. O saldo final observado foi positivo no Castanhão: o reservatório estava no fim de janeiro de 2023 com 19,63% da capacidade, valor 3,6% a mais simulado para o período.

Operação emergencial 2023.1
Para o primeiro semestre de 2023, foram aprovadas vazões máximas para a operação emergencial dos reservatórios. O diretor de Planejamento da Companhia, Elano Joca, lembra que o processo da operação emergencial é diferente da alocação negociada, que ocorre tradicionalmente no segundo semestre.

“Nesse momento, enquanto há expectativa de chuvas, nós trabalhamos com um teto máximo para essa operação, e quando a chuva acontece, a água é economizada. Essa liberação funciona como um complemento e salvação para que não haja escassez”, explica.

Confira as vazões emergenciais máximas até junho de 2023 aprovadas pelos Comitês de Bacia, com base em cenários desenvolvidos pela Cogerh:

Açude Banabuiú: vazão de 50l/s

Açude Orós: vazão de 1500l/s

Açude Castanhão: vazão de 8000l/s

Apresentação do Prognóstico 2023

Além disso, na ocasião, a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, apresentou o Prognóstico Climático para o Trimestre de fevereiro a abril de 2023 no Ceará, ressaltando as ocorrências de chuvas ocorridas na pré-estação, bem como a projeção subsazonal para as próximas semanas. Segundo a Funceme, a probabilidade das chuvas serem acima da média nesta quadra chuvosa é de 40%.