Governo do Ceará entrega duas areninhas no município de Horizonte

2 de março de 2023 - 22:43 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Foto

Pensando em mais investimento na área de esportes, principalmente para os jovens, o governador Elmano de Freiras entregou, nesta quinta-feira (2), mais duas novas areninhas no estado. Os equipamentos estão localizados no município de Horizonte, nos distritos de Lagoinha e Cajueiro da Malhada. Com esses, já se somam 296 campos society em todo o Estado.

“Eu considero um dos maiores problemas no Ceará, é um problema chamado segurança. E eu tenho absoluta convicção que vou reforçar nossa força policial, mas nós também precisamos melhorar a nossa vida nas nossas comunidades. Temos que ter esses espaços onde a comunidade se encontra, isso é muito importante para também superarmos a violência. Para isso que investimos em projetos assim”, enfatizou o governador.

Já foram construídos 190 areninhas no Interior e 106 na Capital cearense, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza.

O governador Elmano de Freitas esteve acompanhado da senadora da república, Augusta Brito; do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; do secretário da Pesca e Aquicultura, Oriel Nunes; so prefeito Nezinho Farias; e de outras autoridades locais.

“Eu me sinto muito honrada de participar desse momento, ainda mais ao lado do governador Elmano de Freitas, que vem desde o dia que assumiu, trabalhando dia, tarde e noite para dar continuidade a projetos como este, tão importantes”, enfatizou a senadora da República, Augusta Brito.

Os equipamentos esportivos são entregues há quatro dias do aniversário de 36 anos do município de Horizonte, que é comemorado em 6 de março.

“Meu discurso é sempre de gratidão, ainda mais por essa conquista na semana que nosso município faz 36 anos. Ao longo desse anos, conquistamos muitas coisas boas em parceria com o Estado, e hoje estamos entregando duas Areninhas, e essa conquista só foi possível graças a essa parceria, onde município deu 50% e Governo estadual também deu 50%”, pontuou o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias.

Os equipamentos esportivos têm o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável, fomentar a economia local e fortalecer a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sesporte.

As Areninhas Rivaldo Nogueira Neri (no distrito de Cajueiro da Malhada) e Francisco Pereira da Silva (no distrito de Lagoinha) foram construídas sob supervisão da SOP em convênio entre prefeitura e Governo do Ceará. Ou seja, os recursos para a obra foram oriundos de uma parceria entre prefeitura de Horizonte e Governo do Estado do Ceará.

Os equipamentos em Horizonte, do Tipo II, representam um investimento de R$ 494.024,14 (cada) e têm área de 1.200 m² (cada). Com estes dois novos equipamentos, Horizonte chega a sete campos society.

“O município de Horizonte tem uma veia esportiva muito forte. Aqui tem um compromisso com o esporte, inclusive o município tem investido muito pesado em equipamentos esportivos e sempre está buscando melhorias para o esporte”, ressaltou o secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro. O município de Horizonte é casa do Horizonte Futebol Clube, um dos times tradicionais do Estado.

Considerados equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação, além das areninhas entregues hoje, existem mais três em fase de conclusão no município.

Para além de um local para praticar esporte, a construção da Areninha do distrito de Cajueiro da Malhada simboliza o início da transformação de uma comunidade em vulnerabilidade social. “Nós construímos essa Areninha – do distrito de Cajueiro da Malhada – no local onde era o antigo presídio -, e, no futuro, em todo o espaço será uma praça para deixar clara essa transformação”, concluiu o prefeito.

Existem ainda mais 52 areninhas concluídas e em vias de serem inauguradas, 251 em execução e outras em vias de terem as obras iniciadas.