Aluno da rede estadual no Cariri é aprovado em Medicina em duas universidades públicas

3 de março de 2023 - 12:56 # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

O estudante Davi Aquino Dantas, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Amália Xavier, em Juazeiro do Norte, foi aprovado em Medicina na Universidade Regional do Cariri (Urca) e na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O jovem, de 18 anos, havia prestado tanto o vestibular quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022. Diante do sucesso em ambos os processos seletivos, e da necessidade de decidir entre as duas instituições de ensino, Davi optou pela Urca e agora aguarda o início das aulas, previsto para o próximo dia 13.

A escolha pelo curso se deu pela afinidade com a área de biologia, de acordo com o estudante. “Comecei a gostar muito da matéria, fui pesquisando por meio de podcasts, relatos, e assim me identifiquei com a Medicina”, explica.

“Além disso, será uma honra poder proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas, dando-lhes o melhor tratamento possível, fazendo com que possam realizar seus afazeres, dedicarem-se ao que gostam e sentirem-se bem consigo mesmas”, projeta o estudante, em relação à lida profissional que terá futuramente.

Perto de casa

Davi mostra-se gratificado pela conquista, não apenas por ter sido aprovado para um curso de grande concorrência em duas universidades conceituadas, como também por poder permanecer na cidade em que vive para continuar os estudos no Ensino Superior. “Sinto que todo o esforço valeu a pena, além de poder ficar perto da minha família”, considera.

“Toda a equipe de coordenação da minha escola, professores e colegas, sempre apoiaram e acreditaram que seria possível a minha aprovação. Estiveram disponíveis para solucionar dúvidas e darem conselhos. Certamente, deixarão saudades”, ressalta.

Método

Para alcançar o objetivo, Davi procurou manter uma rotina equilibrada, priorizando a aquisição de conhecimentos, mas também, deixando espaço na agenda para a realização de outras atividades, a fim de manter-se saudável.

“Tive que manter a constância, conciliando escola, academia e estudos em casa. Foi possível superar com o apoio da família, organizando horários, estudando em tempos livres entre afazeres. Com a atividade física produzimos novos neurônios, conseguimos regular o sono, além de encontrar outros benefícios. Tudo isso impacta diretamente nos estudos”, argumenta.

Além de manter a regularidade nos hábitos, o que Davi também recomenda a quem deseja seguir o mesmo caminho é procurar conhecer o estilo de prova que irá fazer. “Precisamos estar atentos aos conteúdos cobrados, aos modelos de questões, ao peso de cada matéria. Façam sempre revisões e respondam questões para treinarem tempo de prova e não esquecerem dos conteúdos”, recomenda.

Tempo Integral

A EEMTI Amália Xavier é uma das 341 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da rede pública estadual de ensino. Nestas unidades, são ofertados componentes curriculares eletivos fundamentados nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias), além da formação profissional. O objetivo é possibilitar a cada estudante a estruturação de seu itinerário formativo e uma reflexão sobre sua trajetória acadêmica, que será desenhada por suas escolhas e interesses.