Corpo de Bombeiros celebra Dia Mundial da Vida Selvagem e 50º Aniversário da Cites

3 de março de 2023 - 16:01 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e arte gráfica

Todos os anos, no dia 3 de março, é celebrado o Dia Mundial da Vida Selvagem da Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida por ser o aniversário da Cites, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, assinada em 1973. Ou seja, o Dia Mundial da Vida Selvagem 2023 coincide com o 50º aniversário da criação da Cites.

Desde sua criação, a Cites tem estado na confluência do comércio e da conservação e tem procurado construir parcerias e conciliar as diferenças entre grupos que são guiados e governados por suas regras.

O Dia Mundial da Vida Selvagem 2023 reconhece a importante contribuição da Cites para a sustentabilidade, conservação da vida selvagem e biodiversidade, e como esta contribuição foi fortalecida pela construção de pontes e pelo trabalho em parceria realizado no âmbito da Cites.

Também reconhece como a Cites se associou e colaborou com outras convenções, agências da ONU e outras organizações a serviço de objetivos mais amplos, tais como os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Quadro Global de Biodiversidade Pós-2020 Kunming-Montreal (recentemente adotado na Conferência de Biodiversidade da ONU – COP 15 em Montreal, em dezembro).

Agências da ONU, organizações do setor privado, filantrópicas e não governamentais se mobilizaram, trabalhando pela conservação, o uso sustentável da vida selvagem e na luta contra o comércio ilegal e o empobrecimento da vida selvagem.

O Corpo de Bombeiros do Ceará contribui com os esforços apagando os incêndios florestais, de modo a preservar o habitat natural dessas espécies silvestres, como também, nos resgates mais diversos dos animais que compõem a fauna cearense. Por fim, preservar as áreas naturais que são habitats naturais e salvá-los quando precisam de nossa ajudam, são ações fundamentais que contribuem não somente com a preservação mas principalmente com a ampliação das espécies e áreas de preservação.