Edital: Lideranças comunitárias e associações municipais são convidadas a conscientizar sobre o uso de álcool e outras drogas

3 de março de 2023 - 16:12 # # # # #

Ascom SPS - Texto

A Secretaria da Proteção Social (SPS) está com edital público para seleção de 41 agentes promotores de esporte e prevenção, que realizam atividades esportivas com crianças, adolescentes e jovens para que sejam atendidos pelo projeto Resenha da Prevenção. O edital de credenciamento n° 01/2023 é destinado a lideranças comunitárias e de associações de municípios cearenses, com mais de 50 mil habitantes, e com conselhos municipais de políticas sobre drogas constituídos. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (7), pelo link:

O “Resenha da Prevenção” atua com atividades de conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas, a partir de práticas esportivas e debates, como estratégia de proteção. Os Agentes Promotores de Esporte e Prevenção apoiarão a SPS com documentação, dados e informações técnicas referentes às atividades esportivas desenvolvidas, para acompanhamento integral dos beneficiados no projeto.

Os selecionados receberão capacitação e formação continuada com profissionais da Rede de Atenção do Território, e acompanharão casos de usuários atendidos pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), vinculado à SPS. As capacitações promovem experiências de abordagens, acolhimento, comunicação, escuta qualificada, promoção de relações interpessoais, da autoestima, autocuidado, controle de emoções e vivências.

Os agentes participarão, também, de rodas de conversa e oficinas de prevenção do uso de álcool e outras drogas, alinhadas com práticas de diversas modalidades desportivas, junto a crianças, jovens e adolescentes, em espaços comunitários. Cada instrutor deve reunir grupo mínimo de 45 crianças e jovens, nas respectivas modalidades esportivas, nos municípios onde se inscreveram.

As ações são realizadas em parceria com o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC). Confira edital completo, documentação necessária e cronograma de divulgação de resultados no link