Homem é preso em flagrante por maltratar cadela no José Walter

3 de março de 2023 - 16:39 # # # # # #

Ascom PMCE - Texto

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizavam um patrulhamento, na quinta-feira (2), quando foram acionadas por populares acerca de um homem, de 71 anos, que havia praticado maus-tratos contra uma cadelinha, no bairro Prefeito José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.

Na ocasião, os policiais militares foram informados que o idoso agrediu o filhote com um cabo de vassoura e depois teria jogado um copo de vidro no animal, que ficou ferido em via pública. O homem foi preso em flagrante. A cadela foi transportada e a polícia militar conduziu o indivíduo para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Na unidade policial, o homem foi autuado em flagrante por maus-tratos contra animal, por violação do artigo 32 da Lei nº 9.605, que é praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena para esse crime é detenção de dois a cinco anos. Agora, o homem encontra-se à disposição da Justiça. A cadela foi encaminhada a uma organização não-governamental (ONG), e a autoridade policial expediu um ofício para que um médico veterinário fizesse uma perícia no animal.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.