SAP e Corpo de Bombeiros promovem curso de Primeiros Socorros Psicológicos para policiais penais do Ceará

3 de março de 2023 - 16:30 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), promovem um curso pioneiro de Primeiros Socorros Psicológicos para policiais penais do sistema prisional do Estado do Ceará. A formação tem como objetivo fornecer conhecimento e formas eficazes de prestar auxílio psicológico em contexto de crise e emergências à pessoa em situação de estresse agudo.

A capacitação contou com a participação de 25 policiais penais do cargo de segurança e disciplina das unidades prisionais. Os servidores tiveram aulas teóricas e práticas com carga horária de 30 horas/aulas. O curso foi ministrado pelo Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Edir Paixão.

Foram abordados conhecimentos como Compreendendo os PSP (Primeiros Socorros Psicológicos), Tipos de Desastres, Método RAPID (Johns Hopkins) e Consequências psicológicas do trauma.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, comenta sobre a parceria. “Primeiramente, gostaria de agradecer o Corpo de Bombeiros por nos disponibilizar profissionais para ministrar o curso e por todo apoio. Quero ressaltar as mudanças dentro do sistema prisional, pois hoje o meu policial penal está pronto para agir em qualquer situação crítica. Essa capacitação profissional é fundamental para a nossa profissão. Qualificar os nossos profissionais é fundamental para prepará-los no enfrentamento de crise”, disse.

O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE, Edir Paixão, fala sobre a importância do curso. “Esse é o primeiro curso de Primeiros Socorros Psicológicos do Estado do Ceará. Sabendo que a palavra, a escuta, o acolhimento é necessário para esses profissionais de segurança. O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto, e o governador do Estado, Elmano de Freitas, tem apoiado um trabalho humanizado para esses servidores. Estamos trazendo conhecimentos de forma inovadora, com vários princípios e estratégias neste curso. É preciso lembrar que em algumas situações não basta só salvar, mas sim salvar sem causar grandes danos. Estamos formando 25 policiais penais que irão retornar ao seu ambiente de trabalho para promover melhor relacionamento interpessoal e um acolhimento em caso de crise, estresse e pressão”, afirma.

O policial penal da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia), Cavalcante, conta sobre a experiência do curso. “É muito importante poder contar com o apoio e a parceria do Corpo de Bombeiros no nosso sistema prisional. Já havia feito o curso “Guardiões da Vida” que nos ensina sobre a promoção de saúde e o enfrentamento ao suicídio. Estou muito feliz em ter participado dessa capacitação que foi pioneira no nosso Estado e poder complementar meus conhecimentos e ajudar de alguma forma meus colegas de profissão e outras pessoas que estiverem ao meu alcance”, atenta.

Guardiões da Vida

A Secretária da Administração Penitenciária e Ressocialização também oferece para os policiais penais do sistema prisional o curso “Guardiões da Vida”. A capacitação é uma série de treinamentos com orientadores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para prevenção e pósvenção ao suicídio.

O curso tem como objetivo a promoção de saúde e o enfrentamento ao suicídio. Os profissionais são capacitados para entender a teoria geral da prevenção, identificar sofrimento físico e psíquico, acolher, escutar e dialogar de forma empática e não violenta aos parceiros de trabalho, a fim de ajudar e realizar encaminhamento a serviços de saúde. Além disso, promove a melhoria das relações de trabalho, reduz estigma e psicofobia, bem como enseja a valorização da vida.

A qualificação é ministrada pelo Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE, Edir Paixão e possui carga horária de 16 horas/aula.