SSPDS deflagra Operação Opus e captura foragidos da Justiça

3 de março de 2023 - 10:34 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e fotos

Com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) na região do Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, nessa quinta-feira (2), a primeira edição da operação Opus. A ofensiva, organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, contou com a atuação de órgãos vinculados à Secretaria e de forças amigas. Dois homens foragidos da Justiça foram capturados. As ações na região serão permanentes.

O trabalho ofensivo, que ocorreu nos conjuntos habitacionais Maria Tomásia, Luiz Gonzaga e José Euclides, foi desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. A Operação Opus tem o objetivo de oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes. O coordenador da Copol, Harley Filho, falou sobre a importância do trabalho integrado que também tem o intuito de promover diligências visando identificar pessoas envolvidas em crimes.

“Deflagramos essa operação com o intuito de inibir eventuais condutas prejudiciais aos moradores dos referidos conjuntos habitacionais. O nosso objetivo é ocupar esses lugares, por meio das nossas forças de segurança, para trazermos tranquilidade à população local. É importante destacar que as ações na região serão permanentes”, pontuou o delegado.

Prisões

Durante as ações na região, Francisco Edson da Silva Gomes, 26, foi capturado. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão definitivo pelo crime de roubo. Já em desfavor de Caio Costa Viana, de 19 anos, foi cumprido um mandado de prisão preventiva também pelo crime de roubo. O homem estava foragido após cometer o crime na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

Mobilização

Os trabalhos da Opus são conduzidos pela Copol da SSPDS. Na ocasião, foram empregados 119 homens e mulheres da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol/SSPDS). Os trabalhos policiais contaram com o apoio de órgãos parceiros como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).