SRH nas Escolas: mais de 1.800 crianças de Itapipoca receberam o livro didátido do Projeto

6 de março de 2023 - 16:42 # # # #

Ascom SRH - Texto

Mais um município do Governo do Ceará aderiu ao Projeto SRH nas Escolas. Em Itapipoca, 1800 alunos do 4º ano da rede municipal de ensino receberam o livro didático “Gotinha Nossa de Cada Água”, produto do Projeto SRH nas Escolas. Segundo o titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Robério Monteiro, “é essencial que a sociedade aprenda desde cedo à importância da água e como precisamos preservá-la para que não falte”.

Para auxiliar no ensino, professores da educação básica do município receberam, na última sexta-feira (3), uma capacitação com técnicas da SRH para reforçar a mensagem passada pelo material de educação ambiental. Temas como conceitos do ciclo da água, alimentação dos lençóis subterrâneos, proteção de nascentes, mata ciliar, bacia hidrográfica e comitê de bacia foram amplamente discutidos entre os gestores.

Os professores José Gilmar Magalhães e Isabela de Melo foram os responsáveis pelas turmas do ensino fundamental na adesão ao Projeto. “No município de Itapipoca, a educação ambiental fará parte da programação da Semana das Águas, onde CBH Litoral e Prefeitura estarão juntas também em outras atividades, como palestra para membros dos poderes públicos e entidades educacionais”, explicou Isabela.

Gotinha Nossa de Cada Água

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias. O material entra nas escolas municipais como livro paradidático para alunos de 4º ano.