Corpo de Bombeiros realiza mais de 300 cortes de árvores em situação de perigo no Ceará

7 de março de 2023 - 10:49 # # # # #

Ascom CBMCE

Mais de 300 árvores em situação de perigo foram cortadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em todo o Estado nos primeiros meses de 2023. Os números, que totalizaram 302 ocorrências, incluem os meses de janeiro e fevereiro com árvores obstruindo vias públicas, caídas no chão, em telhados ou sobre veículos.

Uma das ocorrências atendidas pelo CBMCE foi registrada, na última sexta-feira (3), quando uma árvore caiu e causou a obstrução de um cruzamento no bairro Itaperi – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) da Capital. O acionamento foi realizado por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Após o corte da árvore pela equipe dos bombeiros, a via foi liberada.

O CBMCE ressalta que, apesar de a manutenção de árvores ser competência do poder público municipal, o acionamento dos bombeiros pode ser realizado em situações específicas, como fora do horário normal de expediente, durante o fim de semana ou em feriados. A população pode solicitar a inspeção por meio do telefone 193. Já o serviço de poda de árvores pode ser solicitado diretamente à prefeitura municipal. Em Fortaleza, o serviço é disponibilizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor).

Balanço

Durante o ano de 2022, 1.522 árvores em situação de perigo foram cortadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Em 2021, 826 ocorrências foram atendidas.