ESP/CE inscreve para curso sobre comunicação de más notícias até sexta-feira (10)

7 de março de 2023 - 16:58 # # # # #

Ascom ESP/CE - Texto

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (10) para o Curso Introdutório à Comunicação de Notícias Difíceis. A capacitação será realizada pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional, por meio do Centro de Simulação em Saúde (CSS), de 14 a 26 de março de 2023.

Qualquer profissional da Saúde interessado na temática pode participar. São ofertadas 20 vagas imediatas e uma vaga para formação de cadastro de reserva para turmas futuras. Os candidatos receberão a confirmação do registro até 13 de março.

Inscreva-se no Curso Introdutório à Comunicação de Notícias Difíceis

A iniciativa objetiva o desenvolvimento de habilidades necessárias para melhorar a comunicação interpessoal, verbal e não verbal utilizada na transmissão de notícias difíceis, garantindo um processo suportável e acolhedor ao paciente e a sua rede de apoio.

De acordo com a equipe pedagógica, a capacitação visa, ainda, a contribuir com o planejamento adequado das intervenções para acolher os indivíduos em seus aspectos biopsicossociais e espirituais.

Teoria e prática

O curso será composto de parte teórica, realizada em ambiente virtual, e prática, por meio de atividades presenciais de simulação em saúde. Ao fim da formação, o profissional estará apto a realizar uma comunicação efetiva em meio ao contexto de notícias difíceis que envolvam pacientes, familiares e equipe interprofissional.

A comunicação de uma má notícia no contexto de saúde exige treinamento e direcionamento adequados. Estudos baseados em evidências sugerem que habilidades de comunicação podem ser ensinadas. Uma boa relação profissional-paciente permite que as pessoas envolvidas se sintam cuidadas. A estratégia também auxilia na compreensão acerca da doença e de prognósticos, aumentando a adesão ao tratamento.