Porto Iracema das Artes realiza live “Esculpir a Voz”, com Loreta Dialla e Inês Terra

7 de março de 2023 - 12:15 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a live “Esculpir a Voz” nesta quarta-feira (8), às 16h, no YouTube da Escola. A ação é uma parceria da Porto com o Projeto Língua e Rumor, e propõe uma partilha pública de experiências das artistas-pesquisadoras Loreta Dialla e Inês Terra sobre criações em torno das performatividades da voz como escrita do corpo. A atividade encerra uma interlocução artística em torno das performatividades da voz como escrita do corpo iniciada em janeiro e é a primeira de uma série de três conversações sobre esse tema.

Durante o encontro, as artistas farão uma exposição de metodologias, materiais de trabalho, referenciais de estudo e as práticas realizadas durante a interlocução artística “Esculpir a voz”, realizada em janeiro deste ano junto ao espaço Casa Líquida em São Paulo. A conversa, que marca o momento final da interlocução entre as artistas, será veiculada ao vivo e ficará disponível durante um mês no Youtube da Porto Iracema. A atividade terá duração de aproximadamente 60 minutos e contará com acessibilidade em libras.

Em sua pesquisa atual, Loreta Dialla tem investigado as performatividades e dramaturgias expandidas do corpo e som utilizando diversos formatos e mídia, as tecnologias do corpo com foco nas materialidades sonoras vocais e suas relações com com práticas discursivas e operativas do conjunto: língua, alteridade, ritual e presença para pensar tramas poéticas, estéticas e políticas em ações formativas e zonas múltiplas de criação.

Durante a live, Loreta dará continuidade ao diálogo com a cantora, pesquisadora e produtora cultural Inês Terra, que em seu trabalho explora a voz como um modo de habitar diferentes corpos e como cruzamento nos processos de criação. Inês realiza performances ao vivo, álbuns, instalações, vídeo performances e trilhas sonoras para dança e cinema.

A artista Loreta Dialla descreve a interlocução de seu trabalho com o de Inês Terra, tema a ser explorado durante a live. “Inscrever, modular e esculpir vozes com Inês foi um passeio curto e denso que afundou ainda mais a escavação corpórea por frequências sonoras pré-vocálicas, vibrações e texturas fônicas, zonas de ressonância e uma fina escuta de si e do ambiente que se moveram em estado de alteridade e com o imprevisível”, afirma.

Sobre o Projeto Língua e Rumor

É um projeto de pesquisa, formação e publicação interessado nas poéticas, performatividades e metodologias de investigação do corpo-voz e suas interfaces com os campos sonoro-acústico, dramatúrgico e linguístico. Com uma dimensão laboratorial, o projeto apresenta um conjunto de ações que se definem por estudos práticos, ações formativas, publicação virtual e interlocuções artísticas junto a parcerias de artistas e pesquisadores das áreas da performance vocal; da linguística, com ênfase na fonética acústica; e da escrita, com o interesse em dramaturgias e textualidades para a cena. O projeto foi contemplado no XII Edital de Incentivo às Artes com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Lei no 18.012 de 1o de abril de 2022.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Live “Esculpir a Voz”, com Loreta Dialla e Inês Terra
Quando: 8 de Março, quarta-feira, às 16h
Onde: no Canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público