Programa EntreNós promove visitas mediadas e oficinas no Centro de Design do Ceará

8 de março de 2023 - 17:32 # # #

Gabriela Farias - Ascom Centro de Design do Ceará - Texto
Roberto Kennedy - Fotos

A programação retorna em março e abril para aproximar o público da exposição “Tempo Presente em Nós”

Ao longo do mês de março, o Centro de Design do Ceará dá continuidade às atividades do programa “EntreNós”. Uma série de conversas, oficinas imersivas e visitas mediadas voltadas para aproximar o público e o conteúdo da exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”, localizada no 1º andar do espaço. O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A programação começa nesta quinta-feira (9), com as visitas mediadas pela exposição, a partir das 15h. No domingo (12), às 9h30, acontece a roda de conversa “Design Social com a comunidade artesã de barro de Moita Redonda”, ministrada pela professora Anna Lúcia dos Santos (Lilu). Neste momento, a designer apresentará o “Varal – Laboratório de Design Social”, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem um vasto trabalho com artesãos de barro da comunidade de Moita Redonda, em Cascavel. A conversa é aberta ao público.

O restante da programação acontece ao longo dos domingos do mês de março. Com a oficina “Bordado Criativo: mulheres, pontos de luzes no mundo”, no domingo (19), às 9h30, trazendo a prática com as bordadeiras da comunidade quilombola de Alto Alegre. Já no dia 26, das 9h às 13h, acontece a oficina “Imprimindo com tipos móveis”, ministrada pelo professor Leonardo Buggy, adentrando no universo do design gráfico e tipografia. Ambas programações acontecem mediante inscrição online, com número limitado de vagas.

Visitas Mediadas

As visitas mediadas na exposição “Tempo Presente em Nós” acontecem todas as quintas e sextas-feiras de março e abril, às 15h. Para participar, basta chegar 10 minutos antes e se integrar ao grupo. Há também a possibilidade de realizar visitas agendadas para grupos maiores, como escolas, cursos e grupos de até 30 pessoas, por meio do e-mail agendamento.centrodedesign@institutomirante.org.

Os eixos temáticos de cada visitação seguem os núcleos que compõem a exibição, cada um representando conjuntos de saberes e vivências ancestrais. As temáticas como nó, palha, barro moldado, vestimentas, bordado, tipografia, adornos, madeira,couro, objetos e ferramentas se dividem para mover cada encontro, a fim de aproximar o público das peças expostas.

Sobre o programa

EntreNós é um convite para realizar travessias entre os artefatos que compõem a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”. Construindo diálogos a partir dos núcleos e dos objetos presentes na mostra, é possível se aprofundar nas identidades que a constituem.

As visitas mediadas seguem eixos temáticos que permitem um entendimento completo da exposição e as oficinas aproximam cada artista ao público, se aprofundando nas técnicas que constituem os saberes cearenses. O programa vem acontecendo desde janeiro de 2023, com rodas de conversas e oficinas sobre barro, trançado de palha e grafismo indígena.

Sobre a exposição

Com aproximadamente 200 peças, a exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação” toma o fazer ancestral como principal saber do design, com a premissa que não há fronteiras entre a cultura popular, o design e a arte. Desta forma, a mostra reúne criações de designers contemporâneos, povos indígenas, quilombolas e mestres da cultura do Ceará.

A exposição foi inaugurada em dezembro de 2022, como parte das ações de abertura do equipamento ao público. Os horários de visitação são das quintas e sextas-feiras, das 12h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 15 horas.

Serviço

Programa EntreNós
Visitas guiadas na exposição
Todas as quintas-feiras (março e abril)
Horário: às 15h
Chegar 10 minutos antes para se integrar ao grupo da visita

Roda de conversa “Design Social com a comunidade artesã de barro de Moita Redonda” com Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva (Lilu)
Data: 12 de março (domingo)
Horário: 9h30 às 12h
Local: Escadarias do Kuya
Aberto ao público

Oficina “Bordado Criativo: mulheres, pontos de luzes no mundo” com as Bordadeiras do quilombo de Alto Alegre
Data: 19 de março
Horário: 9h30 às 12h
Local: Escadarias do Kuya
Inscrições por formulário
Limite de 20 vagas

Oficina “Imprimindo com tipos móveis”com Leonardo Buggy
Data: 26 de março
Horário: 9h às 13h
Local: Laboratório de Prototipagem do Kuya
Limite de 15 vagas
Inscrições por formulário