Trabalho das Polícias cearenses resulta na redução de 10,9% nos roubos em fevereiro de 2023

8 de março de 2023 - 15:08 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

O trabalho conjunto realizado pelas Forças de Segurança do Estado no intuito de coibir as ações criminosas na cidade de Fortaleza resultou na redução de 10,9% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Os dados são referentes ao mês de fevereiro deste ano. Foram 2.314 casos registrados contra 2.597 ocorrências, quando comparado ao mesmo período de 2022. O CVP agrupa todos os tipos de roubos, exceto o latrocínio, quando há roubo com resultado morte.

As informações são geradas, mensalmente, pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Conforme a Geesp, o Ceará também apresentou diminuição de 7,7%, no segundo mês deste ano, nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio. Foram 3.471 registros de crimes em fevereiro de 2023 contra 3.760, no mesmo período no ano passado.

Os dados positivos, conforme o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, devem-se à atuação efetiva e preventiva das Forças de Segurança do Estado. “Esse resultado positivo em Fortaleza e em todo o estado do Ceará é fruto do trabalho integrado que seguimos realizando. É importante destacar ainda que as informações e dados repassados pela Supesp, nos auxiliam a conseguirmos efetuar um trabalho ainda mais direcionado e especializado, buscando a redução em locais, onde há mais ocorrências, bem como resultando no maior número de capturas e apreensões de armas”, ressaltou o gestor da SSPDS.

Demais regiões

Nas regiões Norte e Sul do Estado também foram registradas retrações nos CVPs no período abordado. Na Região Norte, houve uma redução de 6,6% nos crimes de roubo, sendo contabilizados 255 casos em fevereiro deste ano, enquanto que no mesmo período de 2022, foram 273 ocorrências. Na Região Sul, a queda foi de 2%, com 248 ocorrências registradas no último mês de fevereiro, contra 253 casos no segundo mês de 2022. Já a Região Metropolitana apresentou uma variação de 2,7% em relação ao mês de fevereiro. Indo de 637, em 2022, para 654 em 2023.

Prisões

Como resposta aos crimes de CVPs, durante o mês de fevereiro de 2023, importantes prisões foram realizadas pelas Polícias do Ceará. Uma ação conjunta da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na prisão de duas pessoas e na recuperação de uma carga roubada de produtos de limpeza e higiene. A ofensiva aconteceu no dia 13 de fevereiro na zona rural de Russas – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Já com apoio do apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, cinco indivíduos suspeitos de roubo a residência foram capturados em uma ação da PMCE  no Eusébio – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), no dia 11 de fevereiro.

No dia 9 de fevereiro, um homem de 27 anos foi preso em flagrante pela PMCE sob suspeita de participação em ocorrências de roubo registradas no bairro Vila Peri – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Além da prisão, nove celulares foram recuperados, um revólver e outros objetos foram apreendidos.

Já diligências realizadas por equipes da PC-CE e da PMCE, no dia 7 de fevereiro, culminaram na prisão de um homem suspeito de roubo contra tripulantes de uma embarcação que se encontrava ancorada no bairro Cais do Porto . Objetos que haviam sido subtraídos na ação criminosa foram recuperados pelas equipes policiais.