Ações de eficiência energética e adoção de energia solar reduzem custos e promovem sustentabilidade na Cogerh

9 de março de 2023 - 15:52 # # # #

Ascom Cogerh - Texto e fotos

A recente adoção da energia solar como complementação da matriz energética na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), aliada à ações de gestão de economia a exemplo da otimização da energia operacional nas Estações de Bombeamento, foram fatores que promoveram, nos últimos meses, uma economia expressiva nas contas de energia da Companhia.

Após o início do uso da energia solar na sede da Companhia, já é possível notar a diferença de economia gerada na fatura mensal. Comparando com os gastos de janeiro de 2022, quando ainda não havia geração de energia solar, com janeiro deste ano, a redução foi de 57%.

Ainda em janeiro, foram quase 20.000 kWh de energia economizados, compensados pela produção da energia solar. Segundo dados atualizados da Gerência de Manutenção (Geman), desde dezembro é possível ver crescimento na economia gerada pela utilização das placas solares. Na leitura do consumo, fornecida pela Enel, foram 46% de energia economizada em dezembro e 61% em janeiro. A estimativa, segundo a Geman, é que tenha sido gerado pelas placas solares, 22.524kWh de energia em janeiro.

A tendência, de acordo com o engenheiro da Geman, Walter Santana, é de que ocorra mais economia para Cogerh a médio e longo prazo. Entretanto, este aumento deve vir com mais clareza após o período chuvoso. “A partir de agora, a economia ficará mais evidente depois do período de chuvas, visto que a produção de energia é proporcional à captação solar”, reforçou. Os recursos para a instalação e aquisição das placas solares foram de R$ 1,4 milhão, obtidos a partir de investimentos próprios da Companhia. As placas contam com uma potência de 182,8 kWp (quilowatt pico).

O Diretor Financeiro Administrativo da Companhia, Denilson Fidelis, ressaltou a importância de continuar investindo em energia limpa, além de realizar ações que promovam a eficiência bem como a redução de custos com energia elétrica, considerando que é um dos principais gastos da Companhia.

Além da vantagem de reduzir custos a médio prazo, a geração de energia solar tem em sua justificativa muitos fatores. Um deles é a entrada definitiva da Cogerh na escolha pela sustentabilidade. A assessora socioambiental, Ana Araújo, elogiou a iniciativa de complementar a matriz energética com a instalação das placas.

“As instituições que fazem uso de energia solar, além de contribuir para sustentabilidade global, também recebem certificações e selos que agregam engajamento social e ambiental, obtenção de recursos financeiros e diferencial competitivo”, completou Ana sobre as vantagens do investimento em energia solar.

Otimização nos custos

Estratégias executadas pela Diretoria de Operações da Companhia, como o controle de energia reativa, também configuram exemplo do melhor aproveitamento energético, proporcionando diminuição das despesas com energia elétrica operacional.

Para isso, a Cogerh iniciou investimentos para implantação das correções do fator de potência em Estações de Bombeamento estratégicas. Pouco mais de seis meses depois do início das ações de correções, foi economizado o montante de R$ 226 mil reais, perfazendo uma redução média de 55% dos reativos.

A Gerência de Operações (Geope) realiza o monitoramento dos fatores de potência, de acordo com as regras operacionais, e a Gerência de Manutenção (Geman) realiza as correções e ajustes necessários com vistas ao controle efetivo e a redução de custos de operação.

As melhorias são progressivas e a expectativa é que esse número seja maior nos próximos meses. “Nós temos 55 estações de bombeamento, e não seria possível atuar em todas as estações de uma vez, por isso nós priorizamos os investimentos nas estruturas com pay back mais rápido, e estamos expandindo para demais estações com os recursos já economizados”, explicou Bruno Rebouças, Diretor de Operações, sobre o planejamento das melhorias.