Codes/SSPDS promove reuniões de integração comunitárias na Região Metropolitana e na Capital

9 de março de 2023 - 11:57 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), deu continuidade, nessa terça-feira (7) e quarta-feira (8), ao ciclo de reuniões com os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). Nessa terça-feira, o encontro foi no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana; e na quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, as reuniões foram sediadas com lideranças comunitárias da Barra do Ceará (AIS 8) e do Tancredo Neves (AIS 7).

Os encontros visam fortalecer parcerias comunitárias e institucionais para a promoção da defesa social dos territórios, fazendo diagnósticos conjuntos com a comunidade, levantando possíveis necessidades e trabalhando pela cultura de paz na região.

Caucaia

A reunião em Caucaia ocorreu no auditório da Faculdade Terra Nordeste (Fatene) reunindo integrantes da SSPDS, representantes do Codes, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do 12° Batalhão da PMCE, equipes da Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), representantes do Lions Clube, lideranças comunitárias, e gestores da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, da Guarda Municipal e de outros órgãos da Prefeitura Municipal de Caucaia.

“Nesse encontro foram ouvidas as lideranças comunitárias com as demandas da região. Os órgãos presentes na reunião deram os devidos encaminhamentos. Esses ciclos de encontros são importantes, pois levamos para a comunidade a solução para a busca pela paz naquele território”, destacou o coronel Márcio Oliveira, secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Na ocasião, houve ainda uma apresentação de um vídeo institucional do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, gravado para a reunião, ressaltando a importância dos CCDSs para a política estadual de Segurança Pública.

Na Capital

Nessa quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, grupos e lideranças comunitárias e outras entidades das AISs 8 e 7 de Fortaleza participaram dos encontros do Codes, que têm como objetivo promover o enfrentamento à violência e a disseminação da cultura da paz nesses territórios.

A Barra do Ceará (AIS 8) recebeu a agenda do CCDS com representantes das Forças de Segurança, que se reuniram na União Universal de Forças Policiais (UFP) com representantes dos territórios Arpoador, pescadores e diretores de escolas do entorno. Durante a tarde, foi a vez do encontro com lideranças comunitárias do bairro Tancredo Neves (AIS 7).

“A reunião consiste em uma estratégia institucional para mobilização e apoio de representantes da sociedade, somando esforços para o constante aprimoramento da política de segurança pública e para a otimização da prevenção social e de possíveis violências nos territórios para a construção da defesa social e para a cultura de paz”, ressaltou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar. Os encontros são canais diretos com a população para as ampliar as redes de cooperação e políticas públicas

Próximo encontro

Está programada para esta quinta-feira (9), a nova reunião de integração comunitária no Conjunto Ceará (AIS 2), com apoio do 17º Batalhão da Polícia Militar do Ceará.

Sobre o CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS.

Os CCDS têm como principais objetivos estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de segurança disponibilizados, permitir à população participar, fiscalizar, reivindicar e oferecer sugestões aos diversos órgãos de segurança pública e desenvolver a confiança da população.