Desinternados do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes visitam Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)

9 de março de 2023 - 15:34 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto

Na manhã desta terça-feira (7), oito internos desinternados do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes fizeram visita monitorada ao Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). O passeio dá continuidade a agenda social do projeto “Ressocializando com Lazer”, que tem como objetivo contemplar os internos que já cumpriram sua medida de segurança, mas se mantém na unidade prisional devido à falta de acolhimento familiar.

A ação conta com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por policiais penais, assistente social, enfermeira, psicóloga e educador físico. Os desinternados selecionados passam por uma triagem com os profissionais para garantir a integralidade e segurança durante o passeio.

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) é um equipamento cultural, físico e virtual, responsável pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado, com ênfase na cultura, na antropologia, na história, na política e nas tradições populares. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Na ocasião, os desinternados tiveram a oportunidade de participar de atividades formativas, como o “Laboratório dos Sentidos”, onde é trabalhado os sentidos de audição e visão com brincadeiras e interatividade com objetos, além de conhecer a sala imersiva com a instalação “Ontem Choveu no Futuro”, projeções que se expandem para todas as superfícies da sala (paredes e chão), com imagens e sons que buscam explorar várias perspectivas das diversas culturas cearenses.

O secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, Álvaro Maciel, esteve presente no passeio e comenta sobre a importância da ação social. “A Secretaria enquanto Estado tem o dever de assistir e acolher esses desinternados, além de cuidar da parte social e de ressocialização de qualquer pessoa que estiver dentro do sistema penitenciário. Esse passeio é mais uma ação do projeto “Ressocializando com Lazer”. Os internos já tiveram a experiência de conhecer o zoológico, o Castelão e o mercado dos peixes. A SAP se dedica para prestar o melhor serviço para os internos e para nosso principal foco que é a sociedade”, afirma.

A Coordenadora de Educação e Formação do ao Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), Iana Soares, fala sobre a visita. “Nós recebemos diversos públicos e o nosso desejo é que aqui seja um lugar que acolha todas comunidades, territórios, gêneros, raça, enfim. É um museu que preza a diversidade. Essa ação é importante por que essas pessoas estão tendo acesso a um direito. Acesso à arte, cultura, lazer, entretenimento, a possibilidade de se encantar com o mundo. Espero que eles consigam levar essa experiência como uma forma de transformar a vida, o entendimento sobre a liberdade e a sua saúde mental”, disse.

O interno do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Cleyton, comenta sobre a experiência. “Queria agradecer pela oportunidade de conhecer o museu, pois nunca tive a chance de conhecer um. A sala de imagens foi muito legal, pois senti como se tivesse em outro mundo com todos aqueles sons e cores ao meu redor”, comenta.