Sobrado Dr. José Lourenço realiza primeira ação do projeto Percursos em feira cultural

9 de março de 2023 - 16:18 # # # # #

Gabriela Farias - Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto


O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, lança o projeto Percursos com o objetivo de descentralizar ações de formação, difusão e de promoção do fomento de expressões artísticas e culturais de territórios diversos da cidade e região metropolitana, realizando ações em rede.

Essas ações acontecem por meio de um edital simplificado para cadastro de propostas em diferentes áreas, que comporão a programação do projeto e podem ser desenvolvidas por instituições que promovem trabalhos no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

O projeto Percursos promoverá oficinas, vivências artísticas, exposições, visitas, dentre outras ações, em parceria com espaços públicos e privados. Acontecendo, de forma itinerante, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, Associação Vidança, Casa Digital do Jangurussu, Escola Amplitude, Museu Indígena Pitaguary, Moura Brasil e nas Escolas da Rede Estadual do Ceará.

Neste sábado (11), a partir das 9h, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, acontece a primeira ação do projeto Percursos. Será a realização do Empório Mix – uma feira criativa com mais de treze anos de existência no mercado de pequenos empreendedores autorais.

A Feira já contou com edições especiais nas cidades de Sobral, Guaramiranga, Canoa Quebrada e Recife. Além de festivais como Ceará Music, Vida & Arte, Dragão Fashion, Festival de Jazz e Blues, foram diversas edições. A atividade contará com a participação de expositores nas áreas de moda, design e artesania. Firmados nos conceitos de sustentabilidade, coletividade e preços justos.

A diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitoriano, acredita que o projeto oferecerá novos caminhos para o equipamento cultural. “O projeto Percursos promoverá ainda mais a democratização do acesso e a inserção de novos públicos, além de potencializar os espaços culturais e territórios. Serão momentos de troca de saberes, fazeres e afetos”, ressalta Germana.

O Sobrado

O equipamento cultural suspendeu as ações e visitação para a realização da obra de restauro e conservação preventiva, visando garantir a preservação e a manutenção da estrutura. Desde sua inauguração, em 2007, o Sobrado vem atuando como um espaço voltado para as artes visuais, ajudando na valorização e no fomento às produções de artistas locais no campo das visualidades e demais linguagens que dialogam com este segmento.

Serviço

Projeto Percursos – Empório Mix (feira criativa)
Local: Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto l R. Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape, Fortaleza/CE
Data: 11 de março (sábado)
Horário: a partir das 9h
Entrada: Gratuita
Mais informações: producao.sobrado@institutomirante.org