Março Lilás: programação do IPC conscientiza sobre câncer de colo uterino

10 de março de 2023 - 11:55 # # # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto
Divulgação/IPC - Foto

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde das mulheres. Em alusão à campanha Março Lilás, de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, o Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC) iniciou, nesta semana, programação especial para colaboradoras e pacientes do equipamento gerido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). As atividades começaram na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

“O dia 26 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, é a razão da existência do IPC”, diz a diretora-geral da unidade, Christina Benevides.

Na manhã da quarta-feira (8), pacientes e colaboradoras do Instituto participaram de apresentação técnica sobre prevenção do tumor de colo uterino. O momento foi ministrado por Antônio Maxwell Lima Acácio e Carlos Eduardo Dutra Moraes, alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O evento foi aberto por Christina Benevides. A médica ginecologista fez um breve levantamento histórico acerca da fundação do IPC, inaugurado em 31 de março de 1969. A gestora falou ainda sobre a missão e a visão do equipamento, além dos trabalhos desempenhados na estrutura.

Na ocasião, os estudantes de Medicina falaram sobre mitos e verdades do câncer de colo de útero em uma dinâmica de perguntas e respostas. Em seguida, alertaram sobre os possíveis fatores de risco do carcinoma e lembraram as mulheres presentes da importância da prevenção e dos exames em tempo oportuno.

Ao fim da palestra, foram entregues lembrancinhas a colaboradoras e usuárias do serviço. Os itens foram elaborados pela equipe do Centro de Estudo.

Programação

Durante todo este mês, o IPC realizará uma programação alusiva ao Março Lilás. No próximo dia 15, a partir das 9h, haverá uma oficina criativa sobre a temática. Já no dia 22, das 8h às 14h, será disponibilizado no local o serviço de esmaltação de unhas na cor lilás, em referência ao tom da campanha. No dia 29, às 8h, o Instituto receberá apresentação musical.

Ao longo dos próximos dias, haverá exposição, em stand, de materiais utilizados para o exame de prevenção do câncer de colo uterino e atividades de educação em saúde com a participação de colaboradores do Serviço Social.