Governador Elmano de Freitas participa do lançamento do Polo Industrial de Maranguape

11 de março de 2023 - 14:05 # # #

Lúcio Filho - Ascom Casa Civil - Texto
Tati Fortes e Wilson Oliveira (imagem aérea) - Fotos

Iniciativa deve gerar 2 mil empregos quando em operação

O governador Elmano de Freitas participou, na manhã deste sábado (11), do lançamento da Pedra Fundamental do Polo Industrial de Maranguape, que vai ser conhecido como Maranguape Industrial Park.

Localizado na região de Tangueira, numa área de 47 hectares cedida pelo Município, a expectativa é gerar mais de 2 mil empregos diretos quando em operação, com um total de 35 lotes industriais previstos. O projeto multissetorial é resultado de uma parceria firmada entre Prefeitura de Maranguape e Sistema Fiec, com apoio do Governo do Ceará.

O governador Elmano de Freitas se disse orgulhoso de ver o interesse do município em captar investimento privado para a geração de emprego e renda. “Estou muito orgulhoso em estar aqui em Maranguape, apoiando a Prefeitura neste investimento. O Estado vai investir R$ 5 milhões. É o início de um grande polo industrial em Maranguape que vai trazer emprego e qualidade de vida para muita gente”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

Também participaram da inauguração o prefeito de Maranguape, Átila Câmara; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Danilo Serpa; os deputados estaduais Júlio Cesar Filho, João Jaime e Lucinildo Frota, vereadores e secretários municipais, lideranças empresariais e outras autoridades.

O projeto se baseia no Polo Industrial Químico de Guaiúba, também em município da Região Metropolitana de Fortaleza, inaugurado em 2018.

O prefeito Átila Câmara lembrou que o projeto para Maranguape foi idealizado em dezembro de 2020 e falou da grande satisfação de fazer o anúncio junto com o governador Elmano de Freitas e tantos parceiros à comunidade. “Peço a todos que abracem essa causa, pois essa é a maior conquista econômica da história de Maranguape. Já vamos entrar na fase da licitação e das licenças. Na sequência, vêm as obras e junto com a infraestrutura a gente já pode começar a implantação das empresas em paralelo. Tem muitos empresários que querem chegar para gerar as oportunidades”, declarou.

Transformação de vidas

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, se disse otimista com a perspectiva de transformar a vida dos moradores do município com os empregos que vão ser gerados. “Existem ações estratégicas que podem transformar a vida da população e essa é uma delas. Vamos gerar pelo menos 2 mil empregos quando o Polo Industrial de Maranguape estiver pronto, sem falar das obras que também geram oportunidades”.

Parcerias

As obras de instalação das primeiras empresas e áreas comuns deverão ter início no segundo semestre deste ano. “Essa é mais uma parceira do Sistema Fiec com o Governo do Ceará. A construção desse Polo industrial representa mais emprego para o povo de Maranguape”, afirmou André Montenegro, vice-presidente da Federação.

O empreendimento já possui três protocolos de intenção assinados com empresas que pretendem se instala no no complexo industrial. São elas: o Grupo Alyne Cosméticos, com uma segunda unidade para produção de novas linhas de cosméticos; Vonixx e Afins Cosméticos. Há ainda uma lista de empreendimentos que deverão celebrar novos protocolos, como Lavezzi, BIZ, Pinho Pack, Biodis e Duna Papeis, todas do setor químico; quatro empresas do segmento metalmecânico, além de outras interessadas pertencentes ao segmento de confecção.

Empresário de volta à terra natal

Paulo Gurgel é presidente do Sindquímica, tem família maranguapense. Foi lá onde ele estudou na infância e adolescência. Fundador do Grupo Empresarial Alyne Cosméticos, que vai instalar uma fábrica no novo polo industrial, ele tem a expectativa de gerar mais 300 empregos diretos. “Todas as indústrias de todos os segmentos que vão se instalar aqui vão gerar mais de 2 mil empregos, mudando esta região da Tangueira e, consequentemente, os municípios desta região, principalmente Maracanaú, Pacatuba e Palmácia. Maranguape é um município antes do Polo e vai ser outro depois”.